Por:

PINGA-FOGO

VICE EM DOSE DUPLA - Do prefeito Eduardo Paes apontando para o deputado Pedro Paulo durante o almoço da Ademi/Sinduscon nesta quinta, 02 de maio: "O Magnavita não quer você como meu vice…" PP responde na lata: "Ele quer é você como vice...". A brincadeira era uma referência à manchete do Correio da Manhã que revelou o movimento do PT para ocupar a vice de Eduardo agora em 24 e o desenho que o coloca como vice de Lula em 2026. A segunda parte desta hipótese agrada o nosso alcaide. O nome de André Ceciliano cresce na bolsa de apostas e agrada a classe empresarial carioca. O seu papel no impeachment de Wilson Witzel foi exemplar. Sobre ele, o senador Flávio Bolsonaro já disse "Ceciliano nem parece PT!"

FOBIA - Uma das resistência do núcleo duro de Eduardo Paes a entregar a vice é a rejeição do eleitorado carioca ao Partido dos Trabalhadores. Nas pesquisas, ela subtrai mais votos do que acrescenta. Já a ideia de ter Paes como vice de Lula agrada e muito a classe política e empresarial no Rio. O nome de André Ceciliano quebra este estigma do radical de esquerda. É um nome que agrada os mais conservadores.

SUBINDO A SERRA - O último carioca candidato a vice-presidente foi o ex-deputado Índio da Costa, que concorreu na chapa de José Serra e não fez feio. Uma eleição bem diferente de uma reeleição com o presidente da República ocupando o Planalto. Aliás, Índio tem o mesmo DNA político. Começaram sob a proteção de César Maia.

VOTEM NO DUARTE! - Eduardo Paes estava bem humorado na homenagem da Ademi/Sinduscon com o Lide Rio. Ele brincou com o vereador Pedro Duarte e chegou a pedir voto para a reeleição do nobre opositor. Voto para vereador e não para prefeito como o moço pensa em concorrer.

BARRADOS NO BAILE - Quem está de saia justa é a secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia. Ela fez uma pequena lista de dirigentes do setor de turismo convidados pessoalmente por ela para o show da Madonna e enviou para o Prefeito Eduardo Paes. Descobriu que não teria nenhuma cota de convites. Todos foram negados pelo prefeito. Mais um evento que é feito usando a bandeira do turismo e no qual o setor fica excluído. No carnaval foi a mesma coisa.

NA MIRA DO MP - Eduardo Paes está tendo o máximo cuidado com a questão dos convites para o show da Madonna. É ano eleitoral. Não haverá transfer para os convidados do gabinete do prefeito como ocorre no réveillon e nem comes e bebes em um pavilhão anexo. Cada um que se vire. Tudo para não irritar o Ministério Público, principalmente o eleitoral.

CARONA - O vereador Pedro Duarte deixou o Hotel Fairmont a bordo de uma BMW top de linha. O vereador do Novo justificou a coluna: "Estou de carona. Este carro não é meu e nem ele é o meu motorista", referindo-se ao proprietário e condutor do veículo, um conhecido Procurador do município.

CAIADINHO - Carlo Caiado saiu aclamado do Hotel Fairmont. O prefeito Eduardo Paes rasgou elogios à condução do legislativo no novo plano diretor da cidade. O atual presidente da Câmara tem chances de continuar presidente na próxima legislatura. Um parecer jurídico já deixou as portas abertas.

EMENDA GARANTE HOMENAGEM  - Emenda orçamentária da deputada Natália Bonavides (PT-RN), no valor de R$ 300 mil, garantirá os recursos para a construção da estátua de Alzira Soriano, a primeira mulher a exercer o cargo de prefeita na América Latina. A estátua será construída na cidade de Lages, no Rio de Grande do Norte, na qual ela governou a partir de 1927. A oficialização do início de construção da estátua aconteceu esta semana durante a Semana Alzira Soriano. A previsão é que o monumento seja entregue à população até abril do ano que vem. A Semana Alzira Soriano é uma iniciativa da prefeitura de Lages e dos esforços do prefeito Felipe Menezes, que atua no fortalecimento da memória da pioneira dos movimentos feministas. Alzira é bisavó do editor da edição nacional do Correio da Manhã em Brasília, Rudolfo Lago.

GERAÇÃO DE EMPREGOS - O Rio de Janeiro é a terceira unidade da Federação com maior saldo positivo em março de 2024 na geração de postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Pessoas Empregadas e Desempregadas (Caged). Os dados foram divulgados na terça-feira (30). Em todo o estado, foram criados 24,4 mil novos empregos. No acumulado dos três primeiros meses, foram 43,4 mil novas vagas. Na divisão por municípios, a cidade do Rio liderou, com a abertura de 11,2 mil novas vagas. Na sequência dos cinco municípios com maior saldo em março, aparecem Niterói (1,7 mil), Duque de Caxias (1,5 mil), Macaé (1,2 mil) e Nova Iguaçu (974).

EDUCAÇÃO SUPERIOR I - Teresópolis lançou nesta quinta-feira (2), o projeto de implementação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que passa a ser uma das seis cidades fluminenses contempladas pelo Governo Federal para receber a unidade. A sede do campus do IFRJ será em área na Sudamtex, com construção de prédio nos moldes estabelecidos pela instituição. A previsão é de que a obra tenha início no segundo semestre deste ano e conclusão em um ano. A expectativa é de que seja realizado vestibular no 2º semestre de 2025, com início das aulas no 1º semestre de 2026.

EDUCAÇÃO SUPERIOR II - A chegada do instituto à Região Serrana, é resultado da articulação política do prefeito Vinícius Claussen para a captação de investimentos junto ao Governo Federal. O IFRJ está presente em Teresópolis desde julho de 2022, onde oferece quatro cursos de capacitação gratuitos, na Casa do Trabalhador.

VISITA À OBRAS - O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, e o secretário de estado de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra de Andrade, conferiram obras que estão sendo realizadas no município pelo Governo do Estado. Acompanhados de secretários municipais, vereadores e profissionais da empresa que executa os trabalhos, Drable e Uruan, eles fizeram uma maratona nos canteiros de obras.  Uruan Cintra reiterou o compromisso do Governo do Estado com a Prefeitura de Barra Mansa. O vereador Luiz Furlani aproveitou para destacar a importância da parceria. "O governador Cláudio Castro tem dado uma grande atenção especial para Barra Mansa nos últimos anos e isso tem um grande peso na realização de obras tão significativas para nossa cidade", concluiu.