Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Audiência na Câmara vai discutir transparência pública

Vereador Octávio Sampaio | Foto: Divulgação/Ascom CMP

 

Audiência na Câmara vai discutir transparência pública

A Câmara Municipal de Petrópolis realiza nesta terça-feira (28), às 19h, uma audiência pública para discutir "Transparência pública e legalidade nos serviços públicos municipais". A audiência foi convocada pela Comissão de Segurança Pública, Serviços Públicos e Defesa do Consumidor, presidida pelo vereador Octávio Sampaio (União). Como o Correio mostrou na última edição, em Petrópolis, o Legislativo e o Executivo têm demonstrado falta de compromisso com a transparência na prestação de contas à população. No Radar da Transparência, levantamento Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Prefeitura de Petrópolis despencou entre 2022 e 2023, de 82,90% para 64,61%; já na Câmara, o resultado foi ainda pior, no comparativo de 76,89% para 31,61%.

"Governo indo por água abaixo"

O vereador Domingos Galante não tem economizado críticas ao atual governo, no fim de semana, comentou sobre a possibilidade do encerramento definitivo do convênio com o Hospital Santa Teresa. "Com a notícia de que poderemos ficar sem os serviços do Hospital Santa Teresa em nosso município a partir de abril de 2024, a população pode vir a ficar sem os atendimentos tão valiosos desta instituição, principalmente, em relação às cirurgias de alta complexidade. Cidade abandonada! Governo indo por água abaixo".

Forças de segurança visitam as escolas

Visita aconteceu na Escola Santo Antônio

Representantes das forças de segurança em Petrópolis estiveram na Escola Santo Antônio, no Alto da Serra, na última quarta-feira (22), em uma visita de aproximação na comunidade escolar. "O objetivo é reunir as forças de segurança nas escolas para um bate-papo com os alunos e pais para que através de um diálogo a sociedade também possa participar e conhecer um pouco mais sobre a segurança pública da cidade!", informou a Polícia Militar. Estiveram presentes a tenente Úrsula Curi, chefe da Patrulha Escolar do 26° BPM, a delegada titular da 105° DP, Cristiane Honorato, o agente da Guarda Civil de Petrópolis, Da Silva e o presidente do CCS Petrópolis, Guilherme Lacombe.

 

Selo

Foi promulgada a lei 8.650/23, que cria o Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, que pretende conceder a empresas, entidades, instituições e órgãos públicos e privados petropolitanos um reconhecimento às ações realizadas em prol da proteção e da defesa do meio ambiente. A iniciativa é do vereador Marcelo Lessa.

Quem vai fiscalizar o mototáxi

Anunciado pela Prefeitura de Petrópolis e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), a autorização para a implantação do serviço de mototáxi na cidade preocupa os vereadores. Na sessão plenária da última quinta-feira (23), o vereador Mauro Peralta disse que CPTrans sequer consegue colocar a lei do adesivo do ano de fabricação atrás dos coletivos em prática, e questiona quem fiscalizará o serviço de mototáxi.

Dia da Cerveja

Foi sancionada a lei 8.641/2023, de autoria do vereador Dudu (MDB), que institui em Petrópolis o "Dia Municipal da Cerveja", a ser celebrado no dia 5 de agosto. O intuito da lei é valorizar a produção da bebida no município, que já possui o título de "Capital Estadual da Cerveja", estimulando, assim, o crescimento econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.