Por:

Outubro Rosa: cidades da região realizam 'Dia D' voltado para causa

Ações em Barra Mansa aconteceram neste sábado (19) | Foto: Felipe Vieira/PMBM

Em uma campanha para conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, as cidades da região Sul Fluminense realizaram programações neste fim de semana voltados para campanhas de prevenção e diagnóstico.

Em Volta Redonda, aconteceu o "Sábado com Saúde", realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também com foco na "Primavera Rosa 2024", que chama atenção ao cuidado integral com a saúde da mulher. A campanha vai até 20 de dezembro e outros dois "Dias D" estão programados: 30 de novembro e 14 de dezembro. A campanha atende as pacientes que formam o público-alvo, sem necessidade de agendamento nas unidades da Atenção Primária à Saúde.

Além de coleta do preventivo - indicada para mulheres de 25 a 64 anos ou após o início da vida sexual - e a solicitação de mamografia voltada para mulheres a partir de 40 anos, as unidades também vão oferecer testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites; pré-natal; grupos educativos; e outros serviços do dia a dia. Para garantir o atendimento, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Angra dos Reis

O Dia D do Outubro Rosa, promovido pela prefeitura de Angra dos Reis, também aconteceu e somou mais de mil mulheres atendidas neste sábado (19). No total, foram realizadas 1.086 consultas, 418 exames preventivos, 482 solicitações de mamografia e 124 vacinas aplicadas.

A programação do Outubro Rosa continua em Angra dos Reis. No dia 22 de outubro, o CEM Jacuecanga e o CEM Parque Mambucaba realizarão variadas ações internas, das 8h às 17h. Já no dia 30, é a vez do CEM Centro também oferecer ações de prevenção e conscientização sobre o tema, no mesmo horário.

Barra Mansa

A prefeitura de Barra Mansa também contou com atendimentos de preventivo, vacinação, orientações de saúde e o encaminhamento para exames de mamografia e ultrassom da mama. De acordo com balanço, cerca de 800 atendimentos foram feitos.

- Barra Mansa não possui demanda reprimida para esses exames, todas as pacientes são atendidas de imediato - afirmou coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Juliana Russi.