Por:

Um olhar atual sobre o êxodo em 'Três Irmãos'

'Três Irmãos' atualiza criticamente um texto escrito por Jorge Amado há mais de 75 anos | Foto: Stephany Lopez/Divulgação

A Cia Cerne de Teatro apresenta no Teatro Café Pequeno o espetáculo "Três Irmãos", que rendeu ao dramaturgo e diretor Vinícius Baião o Prêmio Shell na categoria dramaturgia. O espetáculo se debruça pela passagem de Jorge Amado por São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde morou quando exerceu o mandato de deputado federal, entre 1946 e 1948.

O consagrado escritor não apenas morou em São João, mas presenciou de perto o próprio nascimento da cidade, uma vez que sua emancipação ocorreu justamente em 1947.

E foi nesta passagem do autor baiano por terras meritienses que ele escreveu e publicou o romance "Seara Vermelha", o último antes de partir para o exílio, e que inspira o espetáculo Três Irmãos. A peça narra a história de uma família expulsa das terras onde trabalhava e que sai a pé rumo a São Paulo, experimentando, no trajeto, a fome, morte, doenças e tantas outras penúrias.

O espetáculo conta com um elenco formado por Elizandra Souza, Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Madson Vilela, Rohan Baruck e Diogo Nunes (stand-in), e usa como mote principal a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João vira policial, José se torna cangaceiro, e Juvêncio engaja-se no ativismo político. A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades. Através de um mergulho no passado, o espetáculo atualiza criticamente a história escrita por Jorge há mais de 75 anos para refletir o Brasil contemporâneo, ainda envolto em temas como miséria, fome e fundamentalismo religioso.

Fundada em 2013 em Meriti, a Cerne completa 11 anos se consolidando como uma das principais companhias da região. Tendo circulado por nove estados do Brasil e participado de diversos festivais, já recebeu mais de 50 prêmios.

SERVIÇO

TRÊS IRMÃOS

Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 - Leblon)

Até 19/5, sextas a sábados (20h) e domingos (19h)

Ingressos: R$ 50 e R$ 25,00 (meia-entrada e lista amiga)