Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

Farra cinéfila na TV aberta

Miranda Otto e Glória Pires em 'Flores Raras' | Foto: Divulgação

Às 21h30 desta quarta-feira (13), uma sofisticada love story queer chamada "Flores Raras" perfuma a grade da TV Brasil de elegância, com a grife da LC Barreto, demarcando uma safra de longas-metragens nacionais de impacto mundial na programação da TV Brasil. A reconfiguração da emissora, na nova Era Lula, ampliou o espaço para títulos brasileiros, porém, para além da quantidade, ampliou-se também a qualidade.

Com roteiro de Carolina Kotscho, Julie Sayres e Matthew Chapman, a trama amorosa com Glória Pires e Miranda Otto flanou pela Berlinale antes de aportar em circuito, trazendo a assinatura de Bruno Barreto em sua direção. Em sua trama, a poeta americana Elisabeth Bishop (Miranda) viaja para conhecer o Rio de Janeiro, onde conhece um mito do paisagismo na arquitetura: Lota de Macedo Soares (Glória). Uma paixão feroz nasce entre elas, aquecendo a temperatura do canal educativo, que amplia seu diálogo com as autoralidades desta nossa pátria.

Um outro bom exemplo desse menu é "Menino 23", agendado pela TV Brasil para quinta, às 21h30. A direção é de Belisario Franca, que assina o roteiro com Bianca Lenti. É um .doc de linhas históricas. A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para ingressar num calvário de trabalhos forçados.

Tem brasilidade com tambores de Minas em "A Sede do Peixe", que a TV Brasil exibe no domingo, às 14h. Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda se alinham na direção para narrar a sinestésica experiência musical de Milton Nascimento.

Na latitude vespertina da TV Globo, a "Sessão da Tarde", que comemora seu cinquentenário em 2024, também passa por um banho de loja. Nesta quarta, às 15h25, tem transmissão do filme catástrofe "O Impossível" (2012), do espanhol J. A. Bayona. Na trama, uma família de turistas tenta sobreviver ao tsunami que atingiu o sudeste asiático em 2004. Naomi Watts, Ewan McGregor e Tom Holland encabeçam o elenco dessa superprodução de US$ 45 milhões, que faturou US$ 198 milhões na venda de ingressos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.