Por:

Revolução das Bitucas e Orla Rio se unem em ação

Por: Carol Oliveira

Nas praias cariocas, surge uma iniciativa destinada a revolucionar a forma como encaramos o problema dos resíduos. O projeto Revolução das Bitucas, liderado pelo ambientalista Bernardo Egas, com apoio da Orla Rio, está determinado a transformar as praias em um exemplo de sustentabilidade e responsabilidade ambiental — um programa para conscientizar sobre a problemática do descarte das bitucas.

A partir do mês de maio, o projeto prevê a instalação de bituqueiras nos quiosques da orla, com embaixadores, um de cada praia; Leme, Copa, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra e Recreio. Além disso, embora ainda em sua fase inicial, o programa tem grandes ambições. Não se contentando em ser apenas mais uma campanha de limpeza, a Revolução das Bitucas aspira a elevar o Rio de Janeiro ao status de exemplo global em conscientização ambiental, responsabilização da indústria do tabaco, proposições legislativas e, acima de tudo, valorização de seu maior tesouro: a natureza.

Através dos cleanups, com a participação ativa da Orla Rio, já foram coletadas 45.591 bitucas. Dentre os variados tipos de resíduos encontrados nas praias, este é, sem dúvidas, o mais detectado nas ações, sendo uma das principais ameaças do ecossistema praiano.

Visto que a Orla Rio está constantemente contribuindo com as práticas ambientais, articulando programas de ESG (Environmental, Social and Governance), é fundamental ressaltar sobre o seu próprio projeto ambientalista, o Recicla Orla. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da organização com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Uma das metas mais ambiciosas do Revolução das Bitucas, é retirar 1 milhão de bitucas de cigarro das praias do Rio até o final de 2024. Essa marca não apenas representa um marco significativo na luta contra a poluição, como também simboliza o compromisso inabalável do projeto com a preservação do meio ambiente e a promoção de uma cultura de cuidado com o planeta.

O Rio de Janeiro, com suas praias paradisíacas e paisagens deslumbrantes, merece ser protegido e apreciado por gerações futuras. No entanto, para alcançar esse objetivo, é crucial enfrentar o desafio do lixo de forma decisiva. Com o apoio dos moradores, turistas, quiosques do Leme — ponto inicial e da Orla Rio, o projeto Revolução das Bitucas está pavimentando o caminho para um futuro mais limpo, verde e sustentável para a Cidade Maravilhosa e além.