Por:

ESG e os objetivos do Orla Rio de desenvolvimento

Por: João Piedras

Nos últimos anos, a Orla Rio vem investindo em programas de ESG [Environmental (Ambiental), Social (Social) and Corporate Governance (Governança corporativa)] em sua cultura. E cada vez mais apresenta iniciativas que incentivam a economia circular que promovem a educação ambiental com relação ao descarte correto e a gestão de resíduos recicláveis nas praias do Rio.

Nos mais de 60 pontos de reciclagem espalhados pela zona sul, foram coletadas mais de 1145,49 toneladas de resíduos só em 2023. E por meio dos mutirões de limpeza realizados do Leme ao Pontal, foram retirados mais 2410 kg de materiais das areias, com mais de 5330 voluntários participando das ações (ligado aos ODS 11 e 13).

Com o projeto Praia Circular, em parceria com o Programa Plásticos Circulares nas Américas e com a RioTur, focamos na redução da geração de embalagens plásticas pós consumo e melhor gestão de resíduos produzidos nas areias cariocas. Implementamos , máquinas de água nos postos de salvamento 3 e 4, disponibilizando a partir de 1 real para ser utilizado com garrafas e copos reutilizáveis (ligado aos ODS 6,11,12 e 13, 14, 15 e 17).

Há também o projeto Orla Abraça, que recolhe e distribui agasalhos e quentinhas para grupos que se encontram em vulnerabilidade social. Além disso, a empresa conta com alguns quiosques 'Lixo Zero', que destinam mais de 90% do lixo, recolhido no quiosque, de volta para a cadeia de forma correta (ligado aos ODS 11 e 12).

Com a meta de intensificar a sua política de preservação do meio ambiente, gerar energia limpa e construir a primeira Orla Verde do Brasil, a Orla Rio firmou uma parceria com a startup Nextron e criaram o Projeto Solis. A Nextron é a primeira climate tech do país, que tem o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável. Atualmente, 70% dos quiosques, administrados pela Orla Rio, já fazem parte do projeto, se tornaram mais sustentáveis e estão sendo abastecidos com energia renovável. No decorrer do ano, além dos quiosques que já fazem parte do projeto, mais serão incluídos na parceria com a fazenda solar. Após 2 anos de operação, foram mais de 63 mil reais de economia gerada aos participantes e 318.208 kg de emissões de CO2 evitadas (ligado aos ODS 7,9, 11 e 13).

Para fortalecer as relações com o tema, a Orla Rio criou em 2023, uma área com foco específico em ESG, comandada pela bióloga e Mestre em Biodiversidade, Nathalia Barreto. A área busca diariamente formas de minimizar os impactos no meio ambiente e ajudar a construir um mundo mais justo e responsável, além de manter os melhores processos de administração. Ser cada vez mais consciente com o meio ambiente é grande parte do propósito da Orla Rio.

"São diversos projetos, de cunho ambiental e social, que trazem soluções frente aos desafios da sociedade. A Orla Rio vem ampliando, cada vez mais, a sua preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, adotando os preceitos ESG, assumindo a responsabilidade e o comprometimento com a orla carioca, consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores, trazendo uma experiência mais completa e consciente para os frequentadores das praias do Rio", comenta Nathalia Barreto, gerente de ESG.