Por:

Eventos aquecem turismo para Festival de Parintins

Alvorada, tradicional festa do boi bumbá Garantido, também movimentou a economia | Foto: Lucas Silva/Amazonastur

A Ilha Tupinambarana, a 369 quilômetros de Manaus (AM), foi palco dos eventos dos bumbás Caprichoso e Garantido, realizados entre os dias 26 e 30 de abril. As festas não apenas movimentaram o turismo, mas também aqueceram a economia local.

Durante o fim de semana das festas, cerca de 45 estabelecimentos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) alcançaram lotação máxima. Segundo o governo do Amazonas, estima-se que o município receba aproximadamente 120 mil turistas para o 57º Festival de Parintins, o que pode gerar uma receita média de R$ 150 milhões para o estado.

A hoteleira Emile Maia destacou que, em comparação com anos anteriores, o último fim de semana de abril deste ano foi particularmente positivo em termos de movimentação.

Os eventos atraíram não apenas torcedores de Manaus, mas também de municípios vizinhos para a Ilha da Magia, seja por voos diretos de Manaus à Parintins ou por embarcações regionais, conhecidas como caravanas.

A prévia do festival teve início em 27 de abril com a festa dos torcedores do boi-bumbá Caprichoso, onde foram apresentadas as 18 toadas do álbum "Cultura o Triunfo do povo", que guiarão a apresentação do bumbá nas três noites do festival oficial.

Tanto turistas quanto locais expressaram emoção e animação com a expectativa para o 57º Festival de Parintins. Rodolfo Santana, um turista de Manaus, destacou sua empolgação com o evento do bumbá Caprichoso. "Estou aqui nessa festa maravilhosa para comemorar o tema de mais um ano do lindo festival que o Caprichoso vai fazer. Viemos de Manaus para brincar de boi", contou o torcedor.

A tradicional festa do boi-bumbá Garantido, a Alvorada, também atraiu muitas pessoas e movimentou os estabelecimentos turísticos. Realizada na madrugada de quarta-feira (1º de maio), a Alvorada partiu da Cidade Garantido e culminou no amanhecer na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Nicole Barbieri, uma turista paulista que acompanhou o evento pela primeira vez, expressou sua emoção ao vivenciar o festival. "Eu conhecia o festival por meio de relatos de um amigo manauara. Ele falava muito sobre a festa, mas os relatos dele nem se comparam a grandiosidade do festival. Toda a cidade, as coisas, as pessoas se vestem, tudo é a vivência. É muito lindo", declarou.