Por:

Uma reflexão para toda a sociedade

O Dia do Trabalhador, celebrado em muitos países, tem uma representatividade maior do que um simples feriado. Devemos usar a data para refletir sobre o papel fundamental que os trabalhadores desempenham na sociedade.

Essa reflexão não deve ser restrita aos empregadores, que devem observar se estão tratando seus funcionárias da maneira adequada. Ela deve ser feita por toda a sociedade, independentemente de classe social.

Precisamos refletir sobre o tratamento dado principalmente a quem trabalha em funções de tratamento direto ao público, como assistentes de telemarketing, entregadores, caixas de lojas ou supermercados.

Não é raro vermos esses profissionais sendo mau tratados por diferentes pessoas, de todas as classes.

Da mesma maneira, este é o dia em que devemos lembrar e nos informar sobre como muitos trabalhadores, infelizmente, em muitas partes do mundo, tem os seus direitos desrespeitados.

A exploração, a falta de segurança no local de trabalho e a ausência de benefícios básicos são realidades enfrentadas por milhões de trabalhadores em diversos setores. Isso é inaceitável em uma sociedade que se diz civilizada.

Além disso, o Dia do Trabalhador também é uma oportunidade para reconhecermos as conquistas históricas do movimento trabalhista. Muitos dos direitos e benefícios que desfrutamos hoje, como jornada de trabalho regulamentada, salário mínimo e direito à sindicalização, foram conquistados graças à luta incansável dos trabalhadores no passado. Essas conquistas não devem ser esquecidas ou subestimadas, mas sim celebradas e defendidas.