Por:

Biblioteca Parque Estadual com exposição sobre Ana Botafogo

Ana, de branco, acompanha abertura da mostra | Foto: Governo do Rio

Para fechar de forma especial a segunda edição do Encontro das Artes, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro inaugurou a exposição "Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque", que vai ficar em cartaz na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, até 24 de maio, gratuitamente. A primeira bailarina do Theatro Municipal, como é conhecida, participou do lançamento da mostra, tirou fotos e conversou com o público.

"A ideia da exposição é inspirar e estimular os jovens para que eles sigam os passos da dança. Tivemos, hoje, diversas apresentações, e é sempre lindo poder ver a nova geração brilhando. Fiquei muito feliz e espero que as pessoas possam passar por aqui para curtir a história e memória de uma bailarina brasileira", ressaltou Ana Botafogo.

A mostra apresenta uma série de quadros compostos por recortes e fotocópias de matérias de importantes jornais e revistas, de diferentes estados e países, que têm sido colecionados desde sua infância. Este precioso arquivo é parte de um conjunto com cerca de 200 quadros que foram compostos a partir do cuidadoso trabalho do pai de Ana, que durante os muitos anos de carreira da bailarina, tem colecionado e arquivado o material.

A abertura contou com a participação emocionante do próprio pai de Ana, Ernani Fonseca, de 98 anos, que acompanhou todas as apresentações de perto. O grupo Balé Municipal de Saquarema, formado por jovens bailarinas, realizou duas performances ao público.