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Rio em clima de Réveillon

Turistas já estão chegando à cidade e o clima é de festa às vésperas do show da Madonna. Retorno financeiro já começou | Foto: Governo do Rio

O mega show da cantora Madonna neste sábado, no Posto 2 da Praia de Copacabana, esquentou o início de maio no Rio, que lembra o animado clima de pré-Réveillon. A chegada da Rainha do Pop mudou a rotina do famoso bairro da Zona Sul e incrementou o movimento do comércio, como o popular Saara, no Centro do Rio.

Com o investimento de R$ 10 milhões do Governo do Estado no show da cantora norte-americana, a expectativa do governador Cláudio Castro é gerar uma movimentação econômica de cerca de R$ 300 milhões.

"É um evento que coloca o Rio em evidência positiva no cenário mundial. Pela grandeza do show e por ser no nosso estado, sabemos que é um momento muito aguardado para os brasileiros e para turistas. É uma vitória do ponto de vista turístico, cultural, e que reforça que o Rio é um lugar ideal para grandes espetáculos. Estamos muito confiantes na execução do nosso planejamento de segurança, repetindo os sucessos do Ano Novo e do Carnaval", afirmou o governador Cláudio Castro.

Comércio aquecido e empregos temporários

Paulo Moreira, gerente de uma loja de acessórios no Saara, comemora a empolgação dos fãs da cantora. Empreendedor, ele e sua equipe costumam vender itens colecionáveis para fãs de celebridades, como fizeram nos recentes shows da cantora Taylor Swift e do grupo mexicano Rebeldes.

Com a confirmação do show de Madonna, ele apostou em uma alta demanda por roupas e itens que remetem à cantora. Ele já constatou o movimento atípico e positivo com a proximidade do espetáculo, apontando que as vendas nos últimos dias foram superiores ao período de Carnaval, afinal chegaram pedidos de fora do estado e pela internet, da Austrália e dos Estados Unidos.

"Contratamos quatro funcionários temporários para nos ajudar. E teve emprego gerado com a demanda de encomendas. Há pessoas que levam mais de 20 produtos, porque estão comprando para ela e para grupos. Vamos manter a loja aberta até perto da hora do show", afirmou.

A animação também é compartilhada por Lucas Helandi, bailarino e morador do Vidigal. Ele foi ao Saara para conferir camisas, canecas, bolsas, leques, bandeiras, entre outros itens personalizados para o evento que remetem à cantora norte-americana.

Entre figurinos similares aos da estrela pop e artigos colecionáveis, o jovem fã se empolgou em poder encontrar algo para se fantasiar no sábado e também guardar como recordação desse momento especial.

"Eu cresci ouvindo a Madonna, a minha vontade de aprender a dançar foi de vê-la performando. Sou apaixonado por vê-la dançando e cantando. Aqui no Saara os preços estão em conta. Tem todos os tipos de camisas, bonés, canecas, bandanas! Quero ir todo caracterizado", diz o artista.

Hotelaria lotada

A previsão média de ocupação hoteleira registrada é mais de 74%, entre os dias 3 e 5 de maio. Espera-se que essa marca seja de mais de 85% apenas no bairro e entorno da festa. Só no dia 4, Copacabana terá 100% de ocupação, segundo o HotéisRio.

Um desses visitantes é Arthur Medeiros. Fã incondicional da Madonna, o chef de cozinha veio de Brasília para assistir ao show. Em frente ao hotel Copacabana Palace, que hospeda a superestrela, ele tentava captar alguma imagem da cantora e afirma que aproveitará a ocasião para curtir a cidade, visitando pontos turísticos.

"Vou ficar em Ipanema, no Posto 9. Quero ir ao show, mas turistar também, como ir à Urca e ao Cristo Redentor. São pontos turísticos do Rio de Janeiro, que eu sempre gosto de visitar. Estou sentindo a cidade bem segura. Já vim para o Ano Novo e adorei. Estou bem ansioso com o show", afirmou Arthur.