Por:

Bom Jesus de Itabapoana recebe a sétima edição do projeto que conecta o homem ao campo

O município de Bom Jesus de Itabapoana, no Noroeste do estado, receberá nos dias 12 e 13 de agosto, a sétima edição do Fazenda Legal. Evento gratuito, totalmente voltado para o produtor rural, visa conectar o homem do campo ao mundo tecnológico e empreendedorismo. Projeto itinerante leva aos municípios contemplados muita tecnologia e informação para o homem do campo.

- Chegamos à sétima parada do nosso Fazenda Legal. O produtor do município de Bom Jesus e entorno, terão à disposição todo suporte necessário com os profissionais da Secretaria de Agricultura para desenvolver suas atividades, ampliando seu conhecimento na área tecnológica. O projeto serve de instrumento de apoio ao pequeno e médio produtor e visa o aumento da produtividade impulsionando seus negócios – destacou Alex Grillo, secretário de Estado de Agricultura.

O projeto já atendeu mais de 15 mil produtores desde seu início em 2005. O evento é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ).

Nos dois dias de evento, os participantes terão acesso a todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Agricultura como assessoramento jurídico, parceiros financeiros com linhas de crédito e claro, as novas tecnologias através de palestras inéditas, levando aos participantes muito conhecimento e informação. 

- Chegamos a sétima edição em Bom Jesus de Itabapoana, um município que tem sua economia principalmente voltada para a atividade agropecuária. Por isso é tão importante que estejamos aqui, para levar conhecimento e tecnologia para os produtores rurais. Não basta produzirmos tecnologia se ela não chegar para os pequenos produtores, essa é a nossa missão – ressaltou Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) fará nesta edição do Fazenda Legal a entrega do Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro no objetivo de promover melhoria e avanços dos sistemas de produção e processos gerenciais do café fluminense. 

A normativa visa assegurar a sustentabilidade e incentivar os agricultores a adotarem um manejo de alta qualidade, valorizando a cadeia local e aumentando a confiança e competitividade de mercado. Alguns dos benefícios do selo é o georreferenciamento facilitando a rastreabilidade da produção, melhorando a infraestrutura e a responsabilidade socioambiental e a qualidade da bebida.

O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, explicou como os produtores podem solicitar o selo. 

- É necessário ter o cadastro estadual de produtor para preencher o requerimento ao selo de qualidade do café disponibilizado pelos nossos extensionistas locais. Após isso, os técnicos dos escritórios farão visitas às propriedades rurais para realizarem as vistorias de conformidade - detalhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.