Por: Redação

Secretária de Agricultura do Estado do RJ participou do 8° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

O 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), aconteceu nos dias 02 e 03 de junho em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento tem por objetivo consolidar a cooperação entre os governos das duas regiões para atender às demandas econômicas, sociais e ambientais. Juntos o Sul e o Sudeste brasileiros concentram 70% do PIB nacional e uma população de cerca de 120 milhões de habitantes. Nesta edição, o evento teve como tema principal: Geração de Emprego e Renda.

A Secretaria de Estado de Agricultura, através do secretário Dr Flávio e equipe da SEAPPA (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), participaram do Grupo de Trabalho voltado para a agropecuária. O GT da Agricultura teve como foco, o fortalecimento e a modernização dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), de forma individual ou consorciada. O projeto foi batizado de: Diga sim ao SIM. Dentre os temas relevantes da pasta também estiveram em pauta: Segurança no Campo, Reforma Tributária e Descentralização dos Serviços de Inspeção.

-É muito valiosa essa troca de conhecimento com os estados participantes. O evento existe para reforçar justamente essa integração entre as regiões do Sul e Sudeste do país, onde se concentra o maior PIB do Brasil – ressalta Dr Flávio, secretário de estado de Agricultura.

Com foco nos debates da pasta, nestes dois dias de encontro, os secretários estaduais de Agricultura das regiões participantes e seus representantes técnicos trocaram experiências e planejaram ações integradas para que bons resultados sejam atingidos.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, o GT da Agricultura, será um marco para o desenvolvimento agropecuário.

- Estamos empenhados em trabalhar em conjunto por resultados positivos para o setor produtivo, com entregas concretas em um prazo médio de três anos – afirma o secretário.

Diga sim ao SIM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), é um projeto estruturante, descreve os papéis, as responsabilidades dos envolvidos e os compromissos iniciais de cooperação entre as unidades federativas. A principal meta é, até 2026, atingir o marco de 50% dos municípios das regiões Sul e Sudeste com serviços de inspeção municipal implantados, individualmente ou em consórcios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.