Por:

Saúde: Magé discute Anemia Falciforme

Na última sexta-feira (27), o município de Magé promoveu uma ação significativa de conscientização sobre a Anemia Falciforme, na Praça Doutor Nilo Peçanha. Organizada pela Secretaria de Saúde, a iniciativa teve como objetivo informar a população sobre a prevalência da doença e a importância do Teste do Pezinho para um diagnóstico precoce. Até esse mês, a cidade já havia realizado 1.681 testes nas 52 unidades de saúde da família.

O evento também se propôs a esclarecer os direitos assegurados àqueles com a doença, como acesso a medicamentos específicos e atendimento prioritário. Um destaque especial foi dado ao cuidado e suporte às gestantes portadoras da doença.

"A eletroforese de hemoglobina é uma ferramenta diagnóstica vital no reconhecimento de doenças falciformes em adultos. Essa técnica, que diferencia as várias formas de hemoglobina no sangue, é a principal e, muitas vezes, a única forma confiável de identificar essa condição em indivíduos mais velhos. Felizmente, em nosso município, temos acesso a este exame, refletindo nosso compromisso com a saúde da população'', aponta Isabel Gama, coordenadora do ambulatório de doenças falciformes da Secretaria de Saúde.

A Anemia Falciforme é uma doença genética hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, transformando-os em forma de foice. Isso pode bloquear o fluxo sanguíneo e levar a complicações.

O tratamento para a Anemia Falciforme pode incluir medicamentos para aliviar a dor e prevenir complicações, transfusões de sangue, suplementos e, em alguns casos, transplante de medula óssea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.