O Centro Municipal de Serviços é um dos equipamentos públicos de Mesquita com maior procura pela população da cidade. Ali, estão reunidos órgãos do município, do estado e da federação. Mensalmente, são registrados, em média, 4.400 atendimentos no local. Apenas em setembro deste ano, mais de 2.200 atividades foram realizadas. As mais procuradas são as emissões de documentos de identidade e Vale Social e os serviços relacionados ao Ministério do Trabalho. O funcionamento é das 9h às 17h, mas alguns serviços têm horários específicos.
De fato, o serviço que mais se destaca é a emissão do documento de identidade, do Detran, que ultrapassa a marca de 1.250 registros ao mês. Em setembro, a equipe responsável pelos serviços de Vale Social e dos cartões de Estacionamento para Idoso e Pessoas com Deficiência recebeu mais de 390 pessoas. Já no setor do Ministério do Trabalho, o quantitativo foi de cerca de 340, com orientações para a emissão da Carteira de Trabalho Digital, entradas e acertos do Seguro-Desemprego ou impressão do CNIS/INSS.
"Aqui, os mesquitenses encontram mais de 20 serviços gratuitos, em diversos setores. Por exemplo, o munícipe chega e consegue tirar quase todos os documentos pessoais. Praticamente tudo centralizado em um só lugar", frisa o coordenador do Centro Municipal de Serviços, André de Macedo.
Agora, quando se fala do setor de CPF, em emissão ou alteração no documento junto à Receita Federal, os atendimentos foram direcionados a 333 pessoas. Enquanto isso, os serviços da Fundação Leão XIII, em isenção para emissão para habilitação ou certidão de nascimento, casamento e óbito, e a Junta Militar registraram 220 e 181 atendimentos, respectivamente.
O Centro Municipal de Serviços ainda conta com o Procon, onde são oferecidas informações sobre os direitos civis e assegurada a proteção e a defesa do consumidor. Lá, os serviços alcançam uma média de 220 demandas mensais.
As senhas são distribuídas a partir das 8h, por ordem de chegada. Serviços ligados à Junta do Serviço Militar têm o horário das 9h até 13h, enquanto os relativos ao Ministério do Trabalho e à Receita Federal funcionam das 9h às 16h. Quanto ao Detran, o atendimento ao público encerra às 17h. Já o Procon funciona das 9h às 17h.
"É importante deixar a população ciente dos horários de cada serviço oferecido para que não haja qualquer desconforto", explica o secretário municipal de Governança, Fabio Baiense.