Mesquita promove fortalecimento de rede em defesa das mulheres

Evento aconteceu no auditório Zelito Viana, na sede da administração municipal

Por

Evento aconteceu no auditório Zelito Viana, sede da prefeitura

No dia 19 de outubro, o CEAM de Mesquita, Centro Especializado de Atendimento à Mulher, realizou no auditório Zelito Viana, na sede da Prefeitura de Mesquita, um fortalecimento de rede com o tema “Juntos contra a Violência”, a fim de melhorar o acolhimento às vítimas de violência junto às instituições e equipamentos que realizam o primeiro contato com essas mulheres.

No evento, teve bate-papo com foco na integração dos equipamentos, desde o primeiro acolhimento ao encaminhamento dessas mulheres para o CEAM, que é onde vão receber um atendimento especializado e contínuo para que saiam do ciclo da violência com assistência. Estavam presentes guardas municipais de Mesquita, psicólogos do CRAS, assistentes sociais do Segurança Presente, Defensoria Pública e advogados do município.

“Muitas das vezes, quem chega primeiro na ocorrência ou recebe as denúncias são os equipamentos que atuam na ponta. Então, é preciso que haja um estreitamento de laços entre o CEAM e esses profissionais. O objetivo aqui é a mulher, é o atendimento a ela e ao serviço prestado”, explica Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Mesquita.

Centro de Atendimento Especializado à Mulher

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher atende mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero. As vítimas podem se dirigir ao local, que fica no Fórum da cidade, sem necessidade de agendamento. O endereço é na Rua Paraná 1, no Centro, em frente ao Paço Municipal, no segundo andar, na sala 201. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.