Por:

Saúde da Mulher em Mesquita

Saúde da mulher é um assunto sério e que deve estar sempre em pauta. Em Mesquita, a população feminina recebe abordagens constantes sobre o tema e, ainda, é atendida por profissionais especializados. Além das unidades de Atenção Básica em Saúde, elas encontram suporte técnico na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, que funciona temporariamente na Vila Emil. Lá, os médicos de ginecologia atendem, por mês, cerca de 280 mulheres.

A depender da disponibilidade na agenda, as mesquitenses que se consultam na unidade, já saem com a próxima consulta marcada, e a maioria delas recebe o encaminhamento para alguns exames que ajudam a detectar câncer de mama e de colo de útero. Caso dos exames citopatológicos, como preventivo, mamografia, ultrassom de mama e transvaginal, exame de sangue, entre outros. Em outros casos, é necessário que as pacientes procurem a unidade de atenção primária em saúde em que são atendidas para ter o encaminhamento necessário.

"A recomendação é que elas sempre realizem esses exames, porque eles ajudam na detecção precoce do câncer de mama e, também, do câncer de colo de útero. Isso aumenta as chances de cura. Aí, depois que elas fazem esses exames, retornam aqui para trazer os resultados, que são analisados", argumenta um dos médicos ginecologistas da policlínica, Giovani Duarte.

É importante lembrar que a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa funciona temporariamente na Rua Nilza Gurgel 55, na Vila Emil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.