Por:

Japeri realiza programação pelo Dia da Consciência Negra

Por Carlos Martins

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na Praça Vereador Wendel Coelho, uma vasta programação cultural no último domingo (19), tendo como premissa, a celebração das matrizes africanas existentes na cultura de Japeri.

A festividade contou com a parceria da Pastoral Afro-brasileira da Paróquia Senhor do Bonfim, do Kilombu Kurandé, da Casa do Encontro das Águas e da Tenda Espírita Tia Maria do Cruzeiro das Almas.

A programação do dia foi iniciada com uma missa afro, e os japerienses também tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa, além de apresentações culturais, roda de samba, oficinas, entre outras atividades. As artesãs da Economia Solidária do município, também tiveram espaço garantido durante o evento.

Jorge Braga Júnior, secretário de Cultura do município, destacou a importância da programação. "Contamos com parceiros incríveis neste grande evento, além do suporte da Economia Solidária e de empreendedores da região. O apoio de diversas secretarias municipais também foi fundamental. O objetivo desta comemoração era reconhecer e valorizar ainda mais a arte e a cultura negra japeriense e brasileira.", declarou.

Para Eloina de Anchieta, que é secretária da Pastoral Afro, as homenagens de domingo possuem um papel imprescindível para a construção de uma sociedade mais consciente. "Tivemos a alegria de participar de um lindo evento, que ofereceu um importante espaço para a comunidade negra da região. Sabemos dos nossos desafios diários, e mobilizações como as de hoje são importantes para que a população possa adquirir conhecimento sobre o papel dos negros na nossa cidade e no Brasil", afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.