Uma audiência pública realizada na última quinta-feira (23), na Câmara Municipal de Japeri, discutiu as propostas dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos. O evento foi uma ação da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Empresa MLaydner, contratada pela Prefeitura de Japeri para elaborar os planos. As engenheiras ambientais da empresa, Flávia Tostes e Taís Lima, apresentaram o diagnóstico sobre as questões do saneamento básico no município. Falaram sobre abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e limpeza urbana e a drenagem.
Os Planos Municipais de Saneamento Básico e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos são importantes instrumentos de planejamento e gestão participativa. Eles definem as diretrizes para prestação dos serviços no município e visam a melhoria da qualidade de vida, da saúde, a preservação dos recursos hídricos e do ambiente.
De acordo com a titular da pasta, Meire Lucy, a audiência pública teve por objetivo não só esclarecer o diagnóstico dos planos, mas coletar informações e sugestões da população e das entidades organizadas da sociedade civil para a viabilização e o aperfeiçoamento do documento.