Obras na ETA Tinguá
As obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Tinguá, em Nova Iguaçu, seguem avançando. Na próxima quinta-feira (9/11), a Cedae realiza mais uma etapa das intervenções. Das 8h às 16h, o sistema passará por testes operacionais que podem causar redução da produção de água. A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água no município, já foi comunicada a respeito da ação.
Com investimento de R$ 28 milhões, o sistema vai beneficiar mais de 150 mil pessoas na região. A nova unidade vai tratar até 650 litros de água por segundo, além de contar com tecnologia de microfiltração e operação automatizada, que possibilita o monitoramento em tempo real de todas as etapas do tratamento. A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano.
A ETA Tinguá faz parte do Sistema Acari, composto por cincos represas (São Pedro, Rio d'Ouro, Tinguá, Xerém e Mantiquira) que abastecem Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e parte do Rio de Janeiro.