Japeri se prepara para as fortes chuvas de verão

Defesa Civil da cidade promoveu um simulado de mesa para os órgãos municipais

Por Carlos Martins

Simulado de mesa foi realizado no município

Em busca de preparar a cidade para as fortes chuvas de verão, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou um simulado de mesa com a participação de todos os setores do Governo Municipal. O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (8), foi realizado no auditório da E. M. Ary Schiavo.

A iniciativa contou com a palestra do coordenador da Regional de Defesa Civil Sul II, tenente-coronel Carlos Cunha e a presença da prefeita, Drª Fernanda Ontiveros, do subcoordenador da Redec Sul II, tenente-coronel Celso Lopes, dos secretários Ziel Pavani, Jorge Braga Jr., Thallyta Protázio, Cristiano Pingim e Meire Lucy, e demais representantes do governo.

“Como médica e prefeita dessa cidade entendo a importância desses treinamentos para preparar todos os órgãos públicos e moradores para casos de desastres naturais e, claro, de atentados em escolas, como aconteceu em outras cidades nos últimos tempos”, explicou a chefe do executivo, Drª Fernanda Ontiveros.

Para o coordenador da Redec Sul II, tenente-coronel Cunha, o simulado é uma forma de ampliar as informações. “Aqui temos representantes de todos os setores do Governo Municipal, onde cada um irá aprender o seu papel dentro de uma situação de desastre, além de serem grandes multiplicadores de orientações para o povo. Estou muito feliz com as ações da Defesa Civil de Japeri que cumpre com louvor o seu papel”, contou ele.

O simulado tem como objetivo preparar as secretarias municipais e mostrar na prática todas as ações já pensadas no Plano de Contingência. Durante o encontro, os participantes aprenderam sobre como agir no pré-desastre, desastre e pós-desastre.

“Estou muito feliz com a adesão de todos os setores do nosso governo nesta iniciativa tão importante para o cuidado com a população. Essa união é que faz toda a diferença para que possamos agir da melhor forma em casos de desastres”, destacou o secretário de Defesa Civil, Ziel Pavani.