Caxias recebe exposição sobre Carnaval
Após passar por lugares como Museu de Arte Moderna do Rio, Biblioteca Parque e Palácio Tiradentes, a exposição "O Carnaval que Ninguém Vê: o encanto da arte fotográfica na Marquês de Sapucaí" chega à Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, em Duque de Caxias.
Sob o olhar atento e talentoso do fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, a mostra apresenta mais de 40 painéis de grande porte, destacando detalhes minuciosos dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. Há, também, em cada painel, um código de barras direcionando o público para o samba tocado no momento da foto.
Com um trabalho desenvolvido ao longo de oito anos, o artista usa uma técnica de interpretação monocromática, explorando conceitos do hiper-realismo, textura e tridimensionalidade.
A curadoria da exposição é de Fabiana Amorim ,e a cerimônia de abertura acontece no dia 13 de novembro, às 16h, com roda de conversa, das 17h às 18h30. A exposição vai ficar na Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola até o dia 1ª de dezembro e a entrada é gratuita.
Também vale ressaltar a potência que é a cidade que agora receberá a exposição. Duque de Caxias conta com a Acadêmicos do Grande Rio, uma das principais escolas de samba do Grupo Especial, e que no ano de 2022, foi a grande campeã (conquistando seu primeiro título da elite do Carnaval carioca).
A Biblioteca Governador Leonel de Moura Brizola funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Praça do Pacificador, S/N, bem no Centro de Duque de Caxias.