Conscientização do Novembro Azul acontece em Japeri

Por

Ação de conscientização aconteceu na última quarta-feira (22)

Morador de Japeri, Arlindo Manoel Palmeira é um homem acostumado a cuidar da saúde. Atualmente, o aposentado de 78 anos é acompanhado pelo cardiologista no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira e aproveitou a ação do Novembro Azul promovida pela unidade, através da Secretaria Municipal de Saúde, na última quarta-feira, (22), para receber orientações e realizar agendamentos que vão complementar seus cuidados e bem-estar.

"Vim aqui para saber sobre o exame de próstata. Já sei que posso agendar na segunda e que vai ser feito aqui mesmo", disse ele, destacando a importância de zelar por sua qualidade de vida. "Gosto de me sentir bem e para isso, nada melhor do que estar com a saúde boa. Sou Arlindo, se tirar o 'ar' fica 'lindo', por aí dá pra ver que tenho que estar bem né", completou animado.

Segundo a subsecretária de Atenção em Saúde de Japeri, Tatiana Soares, os homens da cidade vivem em dois extremos. Uns que zelam muito pela própria saúde como seu Arlindo e outros como o morador do Marajoara, José Gonçalves, que mesmo sendo da mesma idade do outro paciente, cuida de toda a família, mas acaba não estando atento à própria saúde. "Nossa ação é para conscientização desses homens, que por criação, machismo ou até mesmo por uma real falta de tempo esquecem que precisam também se cuidar", relata a gestora.

Para o urologista, Rafael Damasceno, é preciso desmistificar os cuidados preventivos e ressaltar a importância do atendimento médico à população masculina. "O câncer de próstata é uma doença que se for diagnosticada no início tem grandes chances de cura. E esse diagnóstico precoce é fácil, feito com um simples exame de sangue (PSA) e com o de toque", disse.

Na próxima semana, ocorrerão ainda, de segunda, (27) a quinta-feira, (30), a partir das 8h, a realização de 15 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) por dia.