Estudantes de robótica da Escola Municipal Dr. Ricardo Augusto de Azeredo Vianna, localizada no bairro Jardim Olavo Bilac, em Caxias, continuam despertando admiração de profissionais e conquistando prêmios, além dos muros da escola, com a invenção de um sistema inovador de alarme para evacuar áreas de risco em caso de fortes chuvas.
Depois de técnicos do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) se interessarem pelo projeto, agora foi a vez da diretoria da fábrica da Coca-Cola Andina, em Duque de Caxias, considerada a maior da América Latina, receber a visita dos alunos e se surpreender com o modelo criativo e avançado, produzido por eles, sob a orientação do professor de robótica, Darcio Ranauro, e do professor de Ciências e impressora 3D, Hugo Valle. A professora de Língua Portuguesa, Roberta Lima, também participou.
Os alunos, recentemente, ganharam o Prêmio Divulgação Científica, da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de janeiro - FECTI 2023, ao apresentar o mesmo projeto: "Salvando Vidas". Todos receberam bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para formação de pesquisa em instituições conceituadas tanto no Brasil como no exterior.
Na ocasião da visita dos alunos à Coca-Cola para apresentar o "Salvando Vidas", acontecia uma palestra sobre sustentabilidade e cuidados ambientais, com a participação de técnicos do INEA - Instituto Estadual do Ambiente e das Defesas Civis Estadual e Municipal. Para o gerente da fábrica, Rodrigo Duarte, o projeto apresentado foi impactante. "Eu já recebi aqui gente do mundo inteiro, inclusive o presidente mundial da Coca-Cola, mas digo para vocês, com toda certeza, que a melhor visita que recebi até hoje é a de vocês. O que nos mostraram foi surpreendente. Nós precisamos dos alunos, dessa juventude com a cabeça fresca, dessa vontade de aprender, de fazer e de inovar", elogiou o diretor.