Por: Carlos Martins

Correio da Baixada: Japeri paga salário de dezembro antes da virada

Segunda parcela do abono de Natal foi paga em dezembro | Foto: Divulgação

Os mais de 3 mil servidores ativos da Prefeitura de Japeri vão passar a virada do ano com dinheiro na conta. O salário de dezembro começou a ser pago nesta quinta-feira (28), segundo a Secretaria Municipal de Administração, responsável pela folha de pagamento. A Prefeitura também já pagou a segunda parcela do 13° salário, no último dia 15, para os funcionários da ativa que atuam na administração direta, incluindo o pessoal da saúde. Além disso na mesma data, o Instituto de Previdência (Previ-Japeri), pagou os 440 aposentados e com os 135 pensionistas. A primeira parcela do 13° salário dos servidores foi paga em junho, tanto para dos funcionários ativos, como a inativos. "Temos trabalhado de forma incessante para cumprir o compromisso com nossos funcionários. Eles que nos ajudam a manter gestão pública", disse a prefeita Fernanda Ontiveros.

 

Mesquita

Na última sexta-feira, dia 22 de dezembro, a Praça Elizabeth Paixão, no Centro de Mesquita, foi palco da última edição da Feira das Mães de Autistas Empreendedoras. Durante a atividade, cerca de 12 tendas exibiam diversos produtos na feira.

Seropédica

A Prefeitura de Seropédica inaugurou a nova Escola Municipal Luiz Leite Brito, no bairro Fonte Limpa. A nova unidade possui salas climatizadas, biblioteca, anfiteatro, quadra poliesportiva com vestiário, salas multiusos, amplo refeitório e um grande espaço de convivência

Prefeitura de Nilópolis paga os projetos da Lei Paulo Gustavo

Secretário de Cultura Antônio Carlos (ao centro) | Foto: Divulgação

Até a segunda semana de janeiro de 2024, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai finalizar o pagamento dos 140 processos de pessoas físicas e jurídicas selecionadas para os editais da Lei Paulo Gustavo. O município recebeu R$ 1.367.630,41 (1 milhão, trezentos e sessenta e sete mil, seiscentos e trinta reais e quarenta e um centavos). A comissão organizadora explicou que, antes da liberação da verba, há um trâmite que passa pelas Secretarias de Cultura, Controle Interno e pelos setores de contabilidade e tesouraria, seguindo todos os trâmites burocráticos da Lei Paulo Gustavo.

Chamamentos

Foram elaborados dois chamamentos públicos: 001/2023, especificamente para o setor Audiovisual, e o 002/2023 para as demais áreas culturais. A verba é oriunda do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial de Audiovisual, destinada a ações emergenciais.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo prevê repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para atividades voltadas ao setor cultural por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública.

Eleitor malandro 2

Na última edição da coluna, mencionamos a ''malandragem'' de um eleitor da Baixada, que pega o dinheiro do candidato, mas não vota nele. E a coluna recebeu outro relato, de mais um esperto.''Eu faço o mesmo que ele. E faturo de todos os candidatos'', disse o outro malandro.

Se espalhando...

A prática, ao que tudo indica, parece que vai ser ainda mais reproduzida nas eleições municipais do ano que vem. A tal ''malandragem'', relacionada apenas aos figurões da política, tem se alastrado no meio da população, que não suporta mais ser passada para trás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.