Nova Iguaçu terá Dia de Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos

Por

Templo de Santa Sara Kali, em Tinguá, Nova Iguaçu

Por Carlos Martins

Durante sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, na última terça-feira (12), um projeto chamou atenção de maneira positiva. Foi aprovado, em 2ª discussão, o projeto de lei do vereador Cláudio Haja Luz, que cria o Dia Municipal de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano. A proposta para a elaboração do projeto de lei, tem como premissa o contexto histórico do povo cigano, levando em consideração que a Baixada Fluminense, especialmente Nova Iguaçu, possui uma significativa tradição cigana, que também se confunde com a história do município.

O gabinete do deputado estadual Felipinho Ravis, foi a ponte estabelecida com a equipe do vereador Haja Luz, tendo a participação direta do Barô Max Silvares, líder espiritual da Igreja de Santa Sara Kali, situada na região de Tinguá, em Nova Iguaçu, sendo reconhecida como a primeira nas Américas, e que recebe visitantes do Brasil e do exterior.

O projeto aguarda sanção do prefeito Rogério Lisboa, para que torne efetivamente o dia 24 de setembro como o Dia Municipal da padroeira cigana.