Japeri promove Dezembro Vermelho
Quem passou na manhã da última sexta-feira, (15), nas Praças Wendel Coelho em Engenheiro Pedreira ou na Leni Ferreira, em Japeri, teve a oportunidade de receber orientações e serviços de Testagem rápida (HIV, Sífilis, hepatites tipo B e C), distribuição de preservativos e informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Foi o Dezembro Vermelho, uma ação da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que aconteceu nos dois bairros das 8h às 13h.
O objetivo da ação é a conscientização para a prevenção e o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, ou Sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A Campanha Dezembro Vermelho teve início no primeiro dia de dezembro e se estende por todo o mês.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto, falou do compromisso com a prevenção e as ações em saúde. "Nossas atividades vão além de um simples evento. É um esforço coletivo em prol da saúde da população. Estamos focados em informar, educar e oferecer serviços acessíveis, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A ideia é envolver cada cidadão, cada família, mostrando que todos somos agentes transformadores e precisamos disseminar as informações para prevenção e proteção", disse o gestor.
A iniciativa contou com as equipes da Atenção Básica das unidades Japeri Centro e Lagoa do Sapo, com enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde e com o apoio do Programa Segurança Presente do 24º Batalhão de Polícia Militar.