Por: Carlos Martins

Correio da Baixada: Aposentados de fora do abono-educação em Nova Iguaçu

Rogério Lisboa | Foto: Reprodução

O prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, aprovou às pressas, uma lei que cria o chamado abono-educação, ao invés de utilizar meios para valorização dos profissionais de educação, como reajuste salarial e a incorporação do abono do Fundeb. A lei criada pelo Executivo municipal, exclui profissionais aposentados, os colocando de lado. A administração municipal utilizou mais de R$ 50 milhões de reais de empenhos para a concessão deste abono. Pela análise do último relatório de execução orçamentária, a menor parte dos recursos utilizados pertence ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Com esse valor, existe a estimativa de que seria possível conceder à categoria cerca de 15% de reajuste salarial, contemplando a todos os profissionais. Mas... O prefeito não está nem aí!

 

Não tem conversa

Não é de hoje que o prefeito Rogério Lisboa toma atitudes que desconsideram a categoria no município. O Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE) relatou à coluna que o alcaide não quer diálogo. E olha que Lisboa já entrou em seu último ano de governo.

Comissionados

Segundo informações, alguns funcionários que tem cargos comissionados chegaram a receber mais de 40 mil reais, enquanto aposentados foram excluídos. O que a prefeitura tem a dizer? O espaço está aberto para que a administração municipal se manifeste.

Queimados: Primeiro bebê de 2024 nasceu na segunda (01)

O menino Tiago, primeiro a nascer em 2024 em Queimados | Foto: Reprodução

As primeiras horas de 2024 foram especiais para Alessandra Gonzaga, de 38 anos. No momento em que milhares de pessoas comemoravam a chegada do ano novo por todo país, às 1h51 de segunda-feira (1), ela deu à luz a Tiago Alessandro Gonzaga de Paula Macedo, primeiro bebê a nascer em Queimados em 2024. O menino veio ao mundo em parto normal, pesando 3,025 quilos e com 50 centímetros, na Maternidade Municipal Queimados, pelas mãos do Dr. Paulo José Klingenfuss. Mãe e bebê recebeam todos os cuidados necessários através da equipe da maternidade municipal.

Maternidade

Em 2023, a maternidade realizou cerca de 1,3 mil nascimentos. "Durante o último ano nossa equipe médica ajudou a trazer ao mundo mais de mil queimadenses. Uma grande responsabilidade para a nossa Maternidade'', destacou a secretária de Saúde, Marcelle Nayda.

24 horas

A Maternidade de Queimados funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana e conta com leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, sala de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia.

Manutenção

A Secretaria de Obras e Urbanismo de Itaguaí, realizou trabalho de manutenção de manilhas no bairro Ibirapitanga. O serviço realizou a desobstrução dos dutos que estavam entupidos, o que é fundamental em época de fortes chuvas.

IPTU

A Secretaria de Fazenda de Nilópolis começará a distribuir os carnês físicos para pagamento do IPTU a partir da segunda semana de janeiro de 2024. A tarefa ficará com os Correios. Os pagamentos em cota única terão 15% de desconto até o dia 31 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.