Por: Carlos Martins

Correio da Baixada: 69% da população da Baixada se declara preta ou parda

Calçadão de Nova Iguaçu no período de final de ano | Foto: Reprodução

Segundo os dados mais recentes do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 70% da população da Baixada Fluminense se declara preta ou parda. A posição coloca a Baixada como uma das regiões com maior concentração de população negra no estado e no centro-Sul do país. São mais de 2,4 milhões de pessoas pretas e pardas, nas 13 cidades que formam a região. O município de Japeri ocupa o topo do ranking, com 76,6% da população que declara pertencer a um dos dois grupos. Em seguida, aparece a cidade de Belford Roxo, com 72,7% ,e Queimados com 72%. Em números absolutos, Duque de Caxias que ocupa o topo do ranking da população preta, com 154 mil pessoas. Ao somar os pardos no grupo, o número cresce para mais de 556 mil. Em segundo e terceiro lugar, ficam os municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo, com 528 mil e 351 mil, respectivamente.

 

Paracambi

Em Paracambi, 39,5% da população se declara como branca. Comparada com Japeri, o número cai para 23,3%. Mesmo com o maior número de pessoas brancas entre as 13 cidades, Paracambi continua tendo a população majoritariamente negra ou parda (60,3%).

Indígenas

A população indígena tem uma representatividade pequena na região: 2.614 pessoas se declararam pertencentes a etnia no questionário do Censo 2022, atingindo um percentual de 0,1% em praticamente todos os 13 municípios.

Homem é preso por receptação em Belford Roxo

Ação teve o apoio da secretaria municipal de Segurança | Foto: Reprodução

Após denúncia sobre adulteração de sinal identificador de veículo no bairro Parque Veneza, policiais civis lotados na 54ª DP realizaram uma operação em conjunto com a secretaria municipal de Segurança Pública de Belford Roxo. Um homem foi preso em flagrante pelo crime de receptação qualificada. De acordo com a polícia, o suspeito preso em flagrante mantinha uma oficina clandestina em via pública, onde comercializava veículos produtos de roubo e furto, além de realizar pequenos consertos para encobrir a atividade criminosa. No local foram apreendidos dois veículos da marca VW/Kombi.

Fiscalizações

A operação contou com o apoio logístico de agentes da Secretaria de Segurança Pública que seguem realizando fiscalizações em ferros-velhos. Na ocasião, um terceiro veículo foi recolhido para o depósito público pelos agentes, por conta de irregularidades.

Segurança pública

O secretário municipal de Segurança Pública, Luciano Arigone, ressaltou a atuação efetiva na ação. "Quero destacar o trabalho integrado com o objetivo de manter a cidade mais tranquila e segura para todos''. Arigone também agradeceu os esforços dos policiais civis.

Poder Legislativo

Com a chegada de 2024, pré-candidatos ao cargo de vereador nas cidades da Baixada, querem, evidentemente, ganhar a eleição em outubro. Mas ao eleitor, cabe fazer o juízo necessário se os que se apresentam, sabem quais atribuições terão.

Promessas...

Na região, já tem pré-candidato prometendo até o que não pode, dizendo que vai asfaltar rua e resolver o problema da falta de água. Mas, ao Poder Legislativo, cabe a elaboração de projetos de lei e fiscalização do Executivo. E só!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.