Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Lula liga para Waguinho e garante ajudar Belford Roxo

Lula, ao lado de Waguinho e André Ceciliano | Foto: Divulgação

No último domingo (14), o presidente Lula ligou para o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, colocando o Governo Federal à disposição do município, para a liberação de recursos visando minimizar os impactos das chuvas no município. Durante a conversa, o presidente da República se solidarizou com a população de Belford Roxo, além de solicitar que o município elabore um relatório pontuando as principais necessidades por conta do forte temporal, para que o governo federal possa disponibilizar os recursos necessários para a recosntrução do município da Baixada. "O presidente foi muito solícito. Iremos preparar um relatório completo e enviar aos Ministérios que irão nos ajudar a reconstruir Belford Roxo. A minha admiração pelo presidente Lula aumenta a cada dia'', concluiu.

 

Desalojados

As fortes chuvas ocorridas em Belford Roxo, na noite de sábado (13-01) e na madrugada de domingo (14-01) deixaram pouco mais de 100 moradores desalojados por conta dos alagamentos e inundações em várias áreas do município da Baixada Fluminense, que foram extremamente prejudicadas.

Rio Botas

Durante as chuvas, o Rio Botas transbordou e ocasionou enchentes em bairros do município, como Santa Amélia, Piam, Santa Maria, Xavantes e Recantus (Babi). Agora, o Rio Botas precisa de uma atenção prioritária das autoridades, para que episódios como este não se repitam.

Sesc RJ arrecada alimentos para vítimas das chuvas na Baixada

Sesc Mesa Brasil RJ promove arrecadação de alimentos | Foto: Helio Melo

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ - montou uma força tarefa para ajudar as vítimas das chuvas que castigaram a Baixada Fluminense neste fim de semana (13 e 14/1). As doações estão sendo recebidas na sede do programa, no Sesc Madureira (Rua Ewbanck da Câmara 90). A demanda é por doação de itens de higiene, água mineral e alimentos não perecíveis. Muitas doações já chegaram ao Sesc Madureira antes mesmo do pedido se tornar público, de modo que caminhões do Sesc já saíram e estão agendados para partirem rumo à Baixada Fluminense nesta terça-feira (16/1). Os destinos principais são os municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti, muito afetados pelos impactos do temporal na região.

Arrecadações

No ano passado, por exemplo, o programa arrecadou e doou 1,6 tonelada de alimentos e 3 mil litros de água às vítimas das chuvas que atingiram São Gonçalo, no dia 13 de fevereiro. Em 2022, os esforços ficaram em torno das vítimas da enxurrada que castigou a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, um dos maiores desastres naturais do país. Na ocasião, o programa conseguiu arrecadar e doar 210 toneladas de mantimentos para desabrigados e desalojados de toda a região.

Oportunismo em cima da dor

É muito nocivo e lamentável o inadequado uso político da grave situação das enchentes. Existem pré-candidatos ''surfando'' nas lágrimas e dores da população, sem dar uma trégua nos interesses políticos, nem no momento da tragédia. À coluna, um morador de Nova Iguaçu que teve a casa invadida pela água, relatou que um pré-candidato a vereador apareceu por lá, mas... Pedindo uma ajudinha na eleição de outubro. O morador, irritado com toda a situação, pôs o sujeito pra correr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.