Por:

Duque de Caxias faz operação de limpeza em ruas e canais

Duque de Caxias se mobiliza após forte temporal que atingiu a Baixada Fluminense | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), com o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do maquinário do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), intensificou os trabalhos de limpeza e desobstrução nas ruas e principais canais depois das fortes chuvas que atingiram o município no fim de semana.

As equipes estão trabalhando com a varrição e remoção de lixo, entulhos e lama das ruas e canais, além de fornecer assistência às pessoas afetadas pela chuva. O trabalho está sendo feito nos quatro distritos da cidade.

A prefeitura pede o auxílio da população para que não jogue lixo na rua, colocando-o nos locais designados para a coleta. Isso torna o serviço da SLU mais ágil. O órgão mantém a disposição da população os telefones 2674-9090 e 2674-9017 para denúncias, solicitação de coleta de lixo e retirada de entulho.

Rita de Cássia é moradora do Parque São José, em Duque de Caxias. Ela acordada pelo sobrinho no sábado (13) bem cedo, avisando que a água do rio estava subindo. "Quando abri a porta, a água já entrou de vez. Aí alagou dentro da minha casa. Minhas irmãs também. A rua toda encheu. Mais para baixo da minha casa, teve pessoas que perderam tudo, não tiveram tempo de salvar (nada). Também entrou água na casa do meu filho. No meu irmão, a geladeira dele tombou. A gente não pôde nem entrar porque a geladeira estava ligada na tomada. Não deu para tirar (da tomada). No domingo (14) à noite ainda tinha bastante gente com água dentro de casa", disse a moradora.

No domingo (14), a água começou a baixar de nível por volta das 10h ou 11h. Quando veio trabalhar nesta segunda-feira (15) pela manhã, no Rio de Janeiro, estava seco no meio do asfalto mas, nas extremidades da rua, ainda tinha água. "Mas dava para passar". O filho de Rita não pôde ir trabalhar no domingo porque não tinha ônibus. A chuva fechou algumas ruas e os veículos não podiam transitar. Ela contou que não chegou a perder móveis, porque os quartos ficam no andar de cima da casa. A água molhou somente os pés de alguns móveis, na parte térrea. "Não chegou a estragar. Mas fica aquele fedor dentro de casa", explicou.

As chuvas também prejudicaram o abastecimento de água em pontos de Duque de Caxias e outras cidades da região, como Nova Iguaçu e Queimados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.