Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Sesc RJ consegue arrecadar4 toneladas de alimentos para vítimas das chuvas

Sesc Mesa Brasil faz arrecadação para vítimas das chuvas | Foto: Divulgação/Sesc

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ - arrecadou, nesta segunda e terça-feira (15 e 16/1), mais de 4 toneladas em alimentos não perecíveis para as vítimas das chuvas na Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio. Os mantimentos estão partindo para os pontos críticos da tragédia em caminhões do programa que saem do Sesc Madureira. Assim como nos últimos anos, nesta mesma época, o programa está mobilizado para responder às emergências daquelas pessoas que, além de perderem seus bens, neste momento estão com necessidades básicas desatendidas. Sindicatos varejistas ajudam na logística de recebimento e entrega. As doações estão sendo recebidas na sede do programa, no Sesc Madureira (Rua Ewbanck da Câmara 90). A demanda principal é por doação de água mineral e alimentos não perecíveis.

 

Outros pontos

Além de Madureira, na sede do Sesc, as doações podem ser feitas no Senac e Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 - Flamengo); e também nas unidades de Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 - Centro) e Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipolito, 10 - Moquetá).

Destinos

Os principais destinos são municípios da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis, além da Zona Norte do Rio, regiões que foram amplamente afetadas pelo temporal do último final de semana.

Emergência

As imagens que recebemos, tanto do Amapá, quanto do Pilar, são de moradores se arriscando nas ruas dos bairros, em mutirões realizados por conta própria, pois se esperarem pela prefeitura... Já sabe! Equipe da prefeitura de Caxias, pouco se viu para dar suporte. A municipalidade precisa se movimentar mais!

Japeri: Vigilância em Saúde realiza capacitação de agentes

Ação prepara equipes para atuar no período de pós-chuvas | Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, (15), a Secretaria de Saúde de Japeri por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou um encontro de capacitação dos agentes de endemias com o objetivo de preparar as equipes para atuação de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti no período pós-chuva. O encontro aconteceu no Ciep 402, em Engenheiro Pedreira. "O processo de educação continuada é muito importante. Nossa cidade vive hoje um momento delicado de emergência em virtude das fortes chuvas nos últimos dias e vamos precisar intensificar nossa atuação no combate aos criadouros do Aedes aegypti", disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Amaro Neto.

Desaparecida

Até o fechamento desta edição, a cabeleireira Elaine Cristina, de 46 anos, segue desaparecida desde sábado (13), após o carro em que estava cair no Rio Botas, em Belford Roxo. No veículo, também estava o marido de Elaine, Anderson Genovez, que conseguiu sair do carro. As buscas permanecem.

Debaixo d'água

Os bairros Amapá e Pilar, no município de Duque de Caxias, continuam debaixo d'água, desde o fim de semana. O Rio Capivari que corta a região, transbordou, ocasionando diversos prejuízos aos moradores. E até esta terça (16), a água ainda não tinha escoado.

Defesa Civil

O superintendente da Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, foi procurado pela coluna para detalhar as principais ações da prefeitura, em auxílio aos moradores do Amapá e Pilar. Mas até o fechamento da edição, não tivemos retorno da municipalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.