Por: Carlos Martins

CORREIO DA BAIXADA | Moradores de Meriti fazem protesto contra a prefeitura

Após barulho causado pelo protesto, equipe da prefeitura de Meriti fez limpeza no local | Foto: Reprodução

Moradores da Rua Paraíba, no município de São João de Meriti, realizaram na tarde da última terça-feira (16), um protesto contra a prefeitura e o prefeito da cidade, Dr. João. A rua é o principal acesso até o bairro da Pavuna, na cidade do Rio de Janeiro, e foi uma das afetadas pelo forte temporal no último fim de semana. Insatisfeitos, os moradores fecharam a via com os pertences que se estragaram com as enchentes.

Macaque in the trees
Revoltada, moradora xinga Dr. João de ''prefeito safado" | Foto: Reprodução

Mais de 50 moradores participaram do protesto, demonstrando a insatisfação pela inoperância da municipalidade na limpeza das ruas e retirada de resíduos da localidade, gravemente impactada pelas chuvas. Em um dos vídeos do protesto, recebidos pela coluna, é possível ver uma moradora chamando Dr. João de ''prefeito safado'', e ''que só quer saber do IPTU'', expressões proferidas pela moradora, extremamente revoltada com a gestão municipal.

 

 

 

Chapa esquentou

A confusão foi grande na Rua Paraíba. Os moradores, que perderam tudo nas enchentes, não pensaram duas vezes em dar uma sinalização da revolta com o prefeito Dr. João. Até a Polícia Militar chegou para acalmar os ânimos exaltados pela inércia governamental.

Demorou

Após a PM chegar e o barulho da confusão se espalhar pela cidade, rapidinho a prefeitura mandou funcionários e maquinários para a localidade. Se os moradores nada fizessem, é provável que estariam até agora com os resíduos das enchentes. No entanto, ainda há muito por fazer.

Nova Iguaçu organiza auxílio às vítimas das chuvas

Equipe da secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Nova Iguaçu encerrou na terça-feira (16), a entrega das senhas, na primeira etapa do auxílio para a população atingida pela chuva do último final de semana. O cadastramento, segunda fase do processo, continua sendo realizado nos pontos de atendimento até que a última pessoa com senha seja atendida. A terceira fase também já está em andamento. Equipes da SEMAS estão visitando as residências das pessoas cadastradas para confirmar as informações e, em seguida, enviar os dados para o programa Recomeçar, do Governo do Estado. No ato da visita, os moradores recebem kits de higiene pessoal e limpeza, colchonetes, roupas, cestas básicas e demais utensílios básicos.

Visita domiciliar

De acordo com as informações da prefeitura de Nova Iguaçu, no decorrer dos próximos dias, moradores de outros bairros atingidos receberão a visita domiciliar. A Secretaria Municipal de Assistência Social também está fazendo busca ativa por moradores que não foram aos pontos, mas necessitam de auxílio. E o Correio da Manhã continuará acompanhando, de olho nos compromissos assumidos pelo governo municipal; não somente de Nova Iguaçu, mas de todas as cidades da Baixada que foram fortemente impactadas pelas chuvas

CRAS de Morro Agudo

No início da semana, a coluna Magnavita destacou a confusão generalizada para organizar a distribuição das senhas no CRAS Morro Agudo. Em uma entrevista ao vivo, o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, se preocupava mais em dizer que acionaria a polícia, através do PROEIS, do que a mobilização para o suporte emergencial dos moradores que estavam desde sábado (13) carecendo de água e alimentação básica. Naquela oportunidade, foi visível o despreparo da municipalidade. Lisboa chegou a dizer na entrevista ''que não esperava a quantidade imensa de pessoas no CRAS''.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.