Por: Carlos Martins

CORREIO DA BAIXADA | Hospital São Francisco Xavier, em Itaguaí, passará por reforma

Modelo do novo Hospital Municipal São Francisco Xavier | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itaguaí deu início na última terça-feira (22), as obras de reforma do Hospital Municipal São Francisco Xavier. A unidade hospitalar passará por uma modernização completa, visando oferecer aos moradores um atendimento mais humanizado, com conforto e bem-estar a pacientes, acompanhantes e funcionários. O secretário de Saúde, Carlos Zóia, esclarece que, durante esse período, as consultas ambulatoriais de Ortopedia, Bucomaxilo e Cirurgia Geral serão direcionadas à Estratégia de Saúde da Família do Centro (ESF Centro). Já os atuais atendimentos da ESF Centro serão conduzidos para a Clínica da Família do Ibirapitanga e para a ESF Califórnia. Quanto ao atendimento de emergência, este não sofrerá alteração, com exceção da pediatria, que acontecerá na UPA e ESF Vila Geny. A reforma dá prosseguimento às obras na unidade, iniciadas no ano de 2022.

 

Foco na solução dos problemas

Os municípios da Baixada Fluminense ainda contabilizam os prejuízos do temporal que atingiu a região no fim de semana retrasado. Neste último, os municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias, que não se recuperaram dos últimos estragos, foram novamente prejudicados com o transbordamento do Rio Botas. Acima das disputas municipais, que irão acontecer somente em outubro, deve estar os interesses da população de cada município afetado. Foco na solução dos problemas enfrentados pelos cidadãos.

Magé promove oitivas para implementar Lei Aldir Blanc

Município de Magé faz oitivas para Lei Aldir Blanc | Foto: Divulgação

Em fevereiro, a Prefeitura de Magé promoverá o ciclo de oitivas para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos. As inscrições serão via formulário on-line do dia 27/01 até o dia 15/02, para os interessados em participar da série de quatro encontros presenciais e um virtual. Sancionada a Lei n° 14.017/20, conhecida como Lei Aldir Blanc, é voltada para ações emergenciais da área da cultura e cujos recursos serão operacionalizados pelo Transferegov.br. Neste ano, o município de Magé irá receber o valor de R$1.531.530,87 da Política Nacional Aldir Blanc.

Transparência

As oitivas promovem a transparência e incentivam a participação ativa da sociedade civil na formulação de políticas públicas culturais, fortalecendo a governança participativa e a eficácia das ações em nível municipal, como avalia o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço.'' As oitivas municipais são essenciais para a aplicação efetiva da Política Nacional Aldir Blanc, proporcionando um espaço de participação direta da comunidade através de consultas democráticas, identificando demandas'', disse.

Calendário do ciclo de oitivas

O calendário para o ciclo de oitivas da Lei Aldir Blanc, em Magé, já possui calendário definido.

Agenda:

19/2 às 18h - Grupo Zé Mussum, Praia de Mauá

20/02 às 18h - Centro Cultural Esportivo e Educacional Waldemar Mello (CCEEWAME), Santo Aleixo

21/02 às 18h - Casa Festa, Magé

22/02 às 18h - Sociedade Musical Santa Cecília, Pau Grande

23/02 às 18h - Oitiva Remota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.