Neste final de semana, (27 e 28/01), os profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal de Japeri (HMJ) tiveram um chamado a mais, o treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV). A ação corresponde ao protocolo de atendimento com reconhecimento e realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, chamadas de RCP. O encontro aconteceu na própria unidade e os profissionais foram divididos em quatro turmas.
Segundo o diretor do HMJ, o médico intensivista Alex Bousquet, a reanimação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade é fundamental para os pacientes em parada cardiorrespiratória (PCR). "Uma vítima de PCR tem 75% de chance de sobreviver quando recebe a reanimação cardiopulmonar de alta qualidade. Em contrapartida, essa chance diminui 7,5% a cada minuto de parada cardiorrespiratória. O treinamento que fizemos foi de Suporte Básico de Vida, com manejo de vias aéreas e uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA)", explicou o gestor.
O treinamento realizado pela equipe pode ser utilizado tanto no ambiente hospitalar quanto no pré-hospitalar, como no caso dos socorristas. "E parte do treinamento pode inclusive ser utilizado em casos de emergência no ambiente domiciliar e no bairro de cada profissional, hoje aluno. Tempo é Vida!", completou o médico.
O curso foi destinado a enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade e integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com uma carga horária de seis horas a capacitação foi ministrada pelos profissionais Charles Monteiro e Cidney França do Instituto Pallade do Rio de Janeiro. "São manobras e procedimentos essenciais, com ações simples, mas fundamentais para salvar vidas. Os profissionais do HMJ estão preparados para enfrentar situações de emergência que necessitem de RCP", disse Charles.
Já a enfermeira Carla Dantas destacou que o treinamento vai ser de importância singular para a equipe atuar com tranquilidade e segurança. "Vimos na capacitação toda a sequência de atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória, desde as manobras de ventilação ao uso do desfibrilador. Atualizamos nossos conhecimentos, aprendemos e aprimoramos técnicas. Quanto mais treinados estivermos, melhor será a assistência ao paciente", finalizou.
Intervenções de infraestrutura, assistência e insumos melhoram a qualidade do atendimento à população
Desde 2022 com a nova nomenclatura de Hospital Municipal de Japeri aprovada pelo Governo do Estado, a antiga Policlínica Itália Franco vem ampliando não só sua capacidade de atendimento, como também tem realizado melhorias que refletem na assistência e nos cuidados em saúde prestados à população da cidade de Japeri.