Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Japeri participa de Conferência Estadual de Cultura

Representantes da cidade de Japeri no Teatro Riachuelo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Japeri

A 5ª Conferência Estadual de Cultura, que ocorreu no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, marcou um momento importante para a cidade de Japeri: o município levou a sua maior delegação na história das conferências estaduais e ainda elegeu dois representantes para a Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília. A delegação no evento organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ) foi composta por 8 pessoas. Os delegados da sociedade civil foram o Pai Cláudio (Matrizes Africanas), Nil Mendonça (Teatro), Aparecida Vieira (Artesanato), Rogério Martins (Música), Juliana França (Setorial de Teatro) e Sara Otta (Setorial de Música). Dois delegados do poder público, o secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr. e a subsecretária municipal de Cultura, Daniele Beliago, também participaram da Conferência.

 

Baixada na Conferência Nacional

Dos 11 delegados que irão representar a Baixada Fluminense na Conferência Nacional de Cultura, dois representantes serão de Japeri: o secretário Jorge Braga Jr. e a artista Nil Mendonça. A região possui o direito de levar um representante do poder público para a Conferência Nacional. Dessa vez, a vaga ficou com Japeri, já que o secretário Jorge Braga foi eleito para a função. Com o objetivo de discutir o futuro da cultura do estado do Rio de Janeiro, a 5ª Conferência Estadual de Cultura teve o tema "Democracia e Direito à Cultura", oportunidade para a discussão de políticas públicas.

Viatura Solidária auxilia mulher vítima de agressão

A Viatura Solidária de Belford Roxo levou a vítima ao IML | Foto: Divulgação / PMBR

Vítima de violência doméstica, uma dona de casa precisou do apoio do projeto Viatura Solidária da Prefeitura de Belford Roxo para conseguir fazer o exame de corpo de delito em segurança no Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu. Ela registrou queixa contra o marido Leandro de Oliveira Justo, que a agrediu. Em depoimento na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), ela contou que estava em casa quando Leandro de Oliveira Justo, 38 anos, chegou embriagado querendo mais dinheiro para continuar a beber. Irritado, Leandro jogou uma bolsa com garrafas em cima dela, que acabou sendo atingida na cabeça. A mulher, medicada no Hospital Municipal.

Auxílio às vítimas

Com o auxílio do patrulheiro Alex Silva e da patrulheira Érika, a vítima, que está grávida, foi levada pela Viatura Solidária ao IML de Nova Iguaçu, onde fez o exame. Na sede da Deam, familiares do agressor a coagiram. O projeto Viatura Solidária foi criado no ano passado para dar apoio às vítimas que, sem dinheiro, não conseguem ir ao IML fazer exame de corpo de delito, que é fundamental para materializar as provas contra o agressor. Muitas mulheres não dão prosseguimento à causa por não terem o dinheiro da passagem.

Força-tarefa

Uma comitiva formada por secretários municipais do Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) de Belford Roxo acompanharam na quinta-feira (26) a primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho na visitação dem áreas que foram fortemente afetadas pelas chuvas no município.

Encostas

Os primeiros locais críticos monitorados foram as encostas do Morro do Falcão, no bairro Andrade Araújo, e o Morro da Torre, em Vila Heliópolis, que receberão obras de contenção para proteger, resguardar os moradores e evitar desmoronamentos nas regiões mais críticas da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.