Bairro Amapá recebe intervenções da prefeitura de Duque de Caxias

Por

Equipes da prefeitura atuam no bairro Amapá, fortemente atingido pelo temporal

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, está com agentes trabalhando nas ruas do bairro Amapá, um dos lugares mais afetados pela chuva do último final de semana, e por toda a cidade. Equipes trabalham incansavelmente para baixar o nível de água nas regiões mais castigadas.

O objetivo não é apenas acabar com os problemas relacionados aos alagamentos, mas prevenir e evitar possíveis dificuldades com mais chuvas que poderão ocorrer nos próximos dias. Todos os moradores afetados estão recebendo assistência. A Prefeitura disponibilizou 10 pontos de apoio, pelos quatro distritos da cidade, para que os caxienses possam buscar auxílio, em caso de desalojamento e desabrigo, e para receber doações, como água mineral e colchões.

Estágio de observação

Desde terça-feira (16/01), até a última atualização do município, Caxias se encontra em estágio de observação, devido à redução dos acumulados de chuva

No último sábado (13) e na madrugada de domingo (14), o município recebeu a maior concentração de chuva da sua história, alcançando um índice pluviométrico acima de 200mm, afetando principalmente as regiões localizadas próximas a rios e canais, cujo o escoamento das águas está sendo prejudicado pela maré alta, caso dos bairros Amapá e Pilar.

A Defesa Civil informa ainda que em todo o município foram registradas, até o momento, 32 ocorrências (queda de barreiras, árvores e deslizamentos, entre outros). O município registra ainda a ocorrência de três óbitos: Homem, de 53 anos, vítima de descarga elétrica, no Parque Império, em Campos Elíseos; Homem, de 59 anos, vítima de descarga elétrica, no bairro São Bento; e Mulher, 39 anos, vítima de afogamento, na Vila Urussaí, Saracuruna.

Com o apoio do Governo do Estado e através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, foram disponibilizados dez pontos de apoio, que contam com os profissionais da SMASDH e demais secretarias, que seguem cadastrando pessoas e prestando auxílio, como entregas de quentinhas, água mineral, roupas, fraldas, material de limpeza, entre outros. Desde domingo (14) foram atendidas 58 pessoas desabrigadas, 69 desalojados e 2.217 pessoas foram cadastradas pela prefeitura da cidade.