Duque de Caxias volta ao estágio de observação
Com possiblidade de chuvas, equipes do município estão de prontidão
Em virtude da previsão de chuvas, de fraca a moderada nos próximos dias, o município de Duque de Caxias retornou para o estágio de observação. Todo o efetivo da Defesa Civil municipal encontra-se de prontidão e equipes de obras e limpeza urbana continuam trabalhando na desobstrução de redes de drenagem e canais nas regiões mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias.
Nos bairros, a Superintendência de Limpeza Urbana segue atuando no recolhimento do lixo, que acontece três vezes por semana, e solicita à população para que não jogue lixo na rua e aguarde a passagem do caminhão coletor. Para retirada de entulho e coleta, o órgão mantém à disposição da população os telefones 2674-9090 e 2674-9017. As solicitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A Prefeitura também pede à população de regiões consideradas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou pontos de apoio e liguem imediatamente para os telefones 199 e 08000230199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. Pede, também, que fique alerta ao acionamento das sirenes para mobilização de moradores expostos a perigo ou risco. Para receber sinais de alerta, o morador deve enviar mensagem de SMS para o número 40199 e informar seu CEP.
As recomendações da Defesa Civil são:
- Atente-se aos pontos de alagamento;
- Não fique embaixo de árvores;
- Evite sair de casa com chuvas muito fortes.
No município, os moradores afetados estão sendo atendidos na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Avenida Brigadeiro Lima e Selva, 1.618, no bairro Jardim 25 de Agosto e nas unidades do CRAS - Centros de Referência de Assistência Social.
Desalojados
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro informou na última semana que, até o momento, o balanço parcial aponta para mais de 47.977 pessoas afetadas pelas chuvas do fim de semana retrasado. Pelo menos 331 desabrigados e mais de 12 mil desalojados nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, São João de Meriti, São Gonçalo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados.
Sete municípios decretaram situação de emergência. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já havia reconhecido a situação de emergência no Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti. Na útima terça-feira (16), por meio da Defesa Civil Nacional, a pasta reconheceu a situação de emergência nas cidades de Duque de Caxias, Nilópolis e Mesquita. Os municípios de Queimados e Japeri, também na Baixada, tiveram o estado de emergência homologado.