O Centro Municipal de Especialidades (Cemes) de Itaguaí está em novo endereço. Desde a última segunda-feira (5), a unidade retorna para o centro da cidade. A reinauguração das instalações aconteceu, hoje, em solenidade com a presença do prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, e de outras autoridades municipais.
"É com uma enorme alegria que entregamos o novo Cemes para a população de Itaguaí, totalmente repaginado, mais tecnológico, informatizado e amplo, para atender um número ainda maior de pessoas, com conforto e praticidade", destacou o prefeito.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Itaguaí, o novo espaço, que era a casa do Cemes até o começo da pandemia, foi totalmente reformado. Entre as melhorias implantadas, a unidade ganhou 26 consultórios, informatizados e climatizados. A estrutura predial recebeu manutenção elétrica e hidráulica, pintura nas áreas externa e interna, piso emborrachado e uma nova fachada.
Além disso, a nova sede possui sala de espera principal com 96 assentos. O ambiente também é climatizado, e os pacientes poderão visualizar, por meio de um monitor, a ordem exata das consultas. Entre outras novidades, o Cemes implantou as salas de procedimentos de colposcopia, proctologia, urologia e do Programa de Saúde do Homem.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia, destacou que o Cemes foi, nesses três anos e meio de gestão, a obra mais difícil. "A estrutura era muito antiga e tivemos muito trabalho para adequá-la à nossa necessidade. Hoje, entregamos à população uma unidade novinha, toda transformada, 100% informatizada e com a mais alta tecnologia em sistema de saúde", comemora o secretário.
Zóia destaca, ainda, a tecnologia adotada, que vai facilitar a vida dos pacientes: "O software é acompanhado com um aplicativo no qual o paciente terá acesso às suas consultas agendadas e seu histórico de atendimento. Ele promete muito, em breve, acabar com as filas na saúde pública. Trata-se de um sistema inovador que facilitará a vida da população de Itaguaí", assegura.
O Centro de Especialidades oferece 50 especialidade: Angiologia; Cardiologia (adulto e pediátrico); Endocrinologia (adulto e pediátrico); Mastologia; Ortopedia; Urologia (adulto e pediátrico); Otorrinolaringologia; Reumatologia; Alergia; Neurologia (adulto e pediátrico); Oftalmologia; Geriatria; Hematologia; Pneumologia; Gastroenterologia; Dermatologia.