Votação de prêmio chega na reta final
Termina na próxima sexta-feira (9) a votação popular que vai eleger os vencedores do Prêmio Destaque Iguaçuano 2023, oferecido pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). A escolha é feita pela internet, pelo site www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/premiodestaqueiguacuano2023.
Ao todo, o Prêmio Destaque Iguaçuano vai selecionar vencedores em nove categorias. São elas: Meio Ambiente, Comunicação Social, Redes e parcerias, Empreendedor, Cultura, Educação, Esporte, Apresentações Artísticas e Responsabilidade Social. Os três mais votados de cada categoria irão participar da cerimônia de premiação.
O evento de entrega do prêmio será realizado no dia 23 de fevereiro, no Teatro Sylvio Monteiro, localizado no Complexo Cultural Mário Marques (Rua Getúlio Vargas, nº 51, Centro), às 18h30.
Além do Prêmio Destaque Iguaçuano, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu também realizará o Festival da Cultura Nordestina no município da Baixada Fluminense, no período junino. Os artistas foram selecionados através de edital. Teremos apresentações musicais e de folguedos em vários pontos da cidade.
O Prêmio Antônio Fraga está em sua segunda edição neste ano. No ano passado, foi lançado o livro com o tema 'DNA Nordestino em Nova Iguaçu', escrito por 15 alunos da rede municipal, selecionados num concurso também através de edital. Em 2024, as inscrições já estão abertas para a segunda edição do Prêmio Literário Antônio Fraga, dessa vez voltado para toda população. Concorrem textos em contos ou poesias com o tema 'DNA Iguaçuano'. Também será editado um livro com os melhores textos selecionados.
A Fenig, que desde 2017 é presidida pelo advogado Miguel Ribeiro, também participa da Feira Iguassú, um evento realizado pela Prefeitura no segundo sábado de cada mês na Rua Getúlio Vargas, no Centro do município. Ela é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e da fundação, com a sociedade civil. O evento conta com apresentações musicais, performances teatrais e de dança, feira de artesanato, artes plásticas, moda, utilidades e gastronomia.
Além dessas e outras ações, a empresa pública possui um trabalho significativo com artesãos do município, fomentando o empreendedorismo e a geração de renda em Nova Iguaçu e em toda a Baixada Fluminense.