Vacinação contra a dengue em Nilópolis
A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SUSA), inicia nesta terça-feira (27/2) a primeira fase de vacinação contra a dengue para crianças de 10 anos. A aplicação da vacina, inicialmente exclusiva para esse público-alvo, cumpre a determinação do Ministério da Saúde por ser o de maior índice de internação hospitalar pela doença. A Secretaria Estadual de Saúde destinou 3.080 doses para o município.
A imunização contra a dengue será feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacina é segura e aprovada pela Anvisa, e protege contra os quatro sorotipos da dengue. A SEMUSA alerta que crianças infectadas pelo vírus da dengue há menos de seis meses devem aguardar para receber a vacina.
É obrigatório estar acompanhado do responsável e apresentar o Cartão de Vacinação, CPF do menor, Cartão do SUS e comprovante de residência. Foram disponibilizados pela SEMUSA quatro pontos para a aplicação do imunizante. O Posto Novo Horizonte, Posto do Cabral, Posto do Paiol e Posto da Chatuba, com atendimento das 9h às 16h.
A vacina não pode ser aplicada em gestantes, lactantes e pessoas que tomaram vacinas da Tríplice Viral e Febre Amarela há menos de 30 dias.
O município de Nilópolis começa nesta terça-feira a vacinação, assim como diversos outras cidades da Baixada, que iniciaram o processo de imunização nesta segunda-feira (26), em mais um passo fundamental contra a dengue.