No mês de conscientização do Autismo, a Prefeitura de Japeri por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza parceria com o Complexo Estadual de Regulação (CER) para atendimento e definição do diagnóstico de crianças e adolescentes com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (Tea).
A parceria teve início na última quarta-feira, (17), e as famílias de crianças e adolescentes que aguardam por laudo podem realizar o agendamento no setor de triagem do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), em Engenheiro Pedreira, devendo levar cartão do Sus, identidade do responsável e da criança ou adolescente; comprovante de residência, guia de contrarreferência fornecida pelo Unidade Básica de Saúde (UBS), com história clínica do paciente; e exames laboratoriais, eletroencefalograma ou de imagens.
A ação vai permitir a ampliação da linha de cuidados voltada para esses pacientes. Os atendimentos serão realizados, no primeiro Centro Estadual de Diagnóstico para o Transtorno do Espectro Autista (CedTEA) do Rio de Janeiro, inaugurado na última sexta-feira, (05), no bairro da Gávea, dando assistência aos 92 municípios do Estado.
O CedTEA vai atuar no diagnóstico precoce e diferenciado de pacientes com autismo. A meta é realizar 20 atendimentos por dia.
Japeri tem atendimento e cuidado em neuropediatria no Centro de Reabilitação Infantil (Cri).