Reconhecimento e valorização eram sentimentos que não faziam parte da realidade dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, segundo o sindicato da categoria. Mas, a Prefeitura de Japeri, desde o início da gestão vem mudando essa história e na última sexta-feira, (19), mais um capítulo foi escrito, o do reconhecimento da legitimidade do direito ao adicional de insalubridade no percentual de 20%, calculado sobre os vencimentos das classes. O benefício será aplicado já no próximo pagamento.
A notícia anunciada pela gestão em reunião com os profissionais foi muito comemorada e reafirmou o compromisso de garantia de direitos com o trabalho das duas classes que atuam junto às equipes de saúde da família e vigilância epidemiológica.
A prefeita Fernanda Ontiveros, ressaltou estar junto com toda a sociedade e o sindicato da categoria para realizar a transformação que a cidade precisa. Já realizamos muitas coisas, mas, vem mais por aí, porque o trabalhador merece ter os seus direitos garantidos. Essa é uma luta de mais de sete anos, que conseguimos hoje transformar em realidade e eles já vão receber a partir do próximo salário", disse a chefe do executivo.
Esta é a segunda vez que a prefeitura atende a categoria. Em agosto de 2022, o município foi um dos primeiros da Região Metropolitana do Rio, a pagar o reajuste proposto por meio da Emenda Constitucional 120/22, promulgada pelo Congresso Nacional e que tratava da valorização salarial da categoria.