Por:

Japeri promove capacitação de servidores públicos

Capacita Japeri busca o aperfeiçoamento de servidores sobre a nova Lei de Licitações | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo receberá mais uma vez nesta quinta-feira, 16, os 40 servidores da Prefeitura de Japeri que estão participando do Capacita Japeri, um evento de formação profissional sobre a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 14.133/2021). Esta formação é destinada a representantes de diversos segmentos governamentais, incluindo obras, saúde, assistência social, segurança, esporte, cultura, entre outros. O encontro acontecerá ainda nos dias 5 e 7 de junho.

O primeiro dia contou com a presença da Controladora Geral do Município, Verônica Machado, Marcelo Moreira, Procurador Geral, Lilian Vilas, Diretora de Licitação e Yasmin de Paula, Secretaria Executiva de Licitação.

Os ministrantes do curso, os professores de Direito Administrativo Hugo Carvalho e Raphael Campos, explicaram que o Capacita Japeri é uma iniciativa da prefeitura no sentido de qualificar os servidores do município em assuntos relacionados à gestão pública, como planejamento, licitações e compras governamentais, gestão e fiscalização de contratos.

"O objetivo dessa capacitação é dar subsídios técnicos para que os servidores tenham condições de alocar melhor os recursos públicos e fazer contratações alinhadas com a legislação vigente'', disse Hugo.

A servidora Luciana Siqueira, Diretora de Projetos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, disse estar aproveitando a oportunidade para aprender a lidar com as novidades da lei.

"Quem é profissional na área de processos, precisa estar sempre se atualizando sobre as licitações e processos. Estou aqui prestando bastante atenção para sair daqui sabendo tudo", disse Luciana.

Já Claryssa Ottoni, Assistente Administrativa da Secretaria Municipal de Comunicação, acredita que a capacitação é de suma importância para os servidores, tendo em vista que em todas as áreas surgem demandas para contratações.

"O primeiro passo para as áreas requisitantes e também o maior gargalo delas é entender como funciona uma licitação, quais as modalidades, quais os princípios que devem ser obedecidos, a produção documental e todo o escopo que é essencial para que este ato administrativo não tenha erros e consequentemente não venha acarretar prejuízos ao município", disse a servidora.