Por:

Município de Japeri promove celebração pelo Dia do Assistente Social

Japeri promoveu comemoração pelo Dia do Assistente Social | Foto: Divulgação/PMJ

Eles estão nas empresas, em órgãos e repartições públicas, nas organizações não governamentais e em muitos outros estabelecimentos por todo o país. São acionados nas dores, calamidades e vulnerabilidades da população e chegam para dar direção, garantir direitos e promover a justiça social. Assim atuam os assistentes sociais, que neste dia, (15), foram homenageados pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), na sede do órgão em Engenheiro Pedreira, pelo Dia do Assistente Social.

Segundo o secretário da Pasta, André Luiz, foi com muito orgulho que participou da comemoração dos profissionais que atuam diariamente na promoção social da população em vulnerabilidade social. "Um momento especial! Foi o que vivemos hoje na nossa Secretaria. Com orgulho parabenizo os profissionais, assistentes sociais, e desejo uma caminhada de sucesso na garantia de direitos, onde o sucesso se reflete diretamente no bem-estar da nossa população", disse o gestor.

O evento contou com dinâmicas, palestras e muitos relatos dos desafios enfrentados pela categoria na cidade de Japeri. Para a coordenadora Geral de Proteção Social Básica, Simone Nascimento, poder falar da importância da profissão e relembrar períodos em que o serviço social foi fundamental para o enfrentamento à pobreza e na proteção de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco.

"Vivemos momentos difíceis, como a pandemia de Covid-19 e mais recentemente, a calamidade pública que a cidade enfrentou devido às chuvas. Mas relembrar esses momentos é também lembrar da união. Na pandemia, que marcou a humanidade, nosso trabalho provou mais uma vez, que não é só protocolos, teve o destaque do companheirismo, humanismo e perseverança. O espírito de cooperação foi importante para vencermos outro grande e recente desafio, a calamidade pública, que ainda estamos em atuação devido a abrangência das consequências", relatou.

O evento contou ainda com sorteio de livros doados pela assistente social, Jussara Campos, que está há pouco tempo da aposentadoria. Ela, que é Coordenadora da Vigilância Socioassistencial, resolveu relatar não só um pouco da sua história como deixar parte dela com as colegas que foram sorteadas com livros que contam a história da assistência e contribuem para o trabalho diário das profissionais.