Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Malafaia reúne adversários políticos em São João de Meriti

Pastor Silas Malafaia reuniu opositores durante culto | Foto: Reprodução

''A fé vem pelo ouvir.'' A citação bíblica, presente em Romanos 10:17, foi seguida à risca pela classe política de São João de Meriti, na noite do último sábado (18), durante o culto de inauguração da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, denominação dirigida pelo pastor Silas Malafaia, que abriu a mais nova filial no município, localizada no bairro Vilar dos Teles. Na mesma fileira, de frente para o púlpito, estavam dois rivais e pré-candidatos à prefeitura. Os deputados estaduais Valdecy da Saúde (PL) e Léo Vieira (Republicanos), além do atual prefeito da cidade e padrinho político de Valdecy, Dr. João (PL). Adversários na cidade, Valdecy e Léo brigam pelo apoio do MDB para a composição de suas chapas majoritárias. No entanto, Valdecy parece ter saído na frente das negociações, e terá Jamil Malafaia (MDB) como seu canditato a vice-prefeito.

 

À espera de um milagre

Partindo da premissa bíblica de que ''a fé vem pelo ouvir'', quem ainda não perdeu a fé e as esperanças, é a vereadora Letícia Costa (MDB), que se lançou como pré-candidata a vice de Léo Vieira. Ela não estava no culto do último sábado, mas espera ouvir um ''sim'' definitivo do MDB. No entanto, como publicado pela Coluna Magnavita, Jamil, primo do pastor Silas, já possui a chancela dos comandos estadual e nacional do partido para ser vice do deputado Valdecy da Saúde, através de uma aliança firmada entre PL e MDB.

Guapimirim e Firjan selam parceria no setor de construção

Programa Licença 4.0 tem a adesão de diversos municípios | Foto: Vinícius Magalhães/Firjan

O programa Licença 4.0 avança pelo estado com a adesão de municípios de diferentes regiões do Rio de Janeiro. A cidade de Guapimirim, por meio da Secretário Municipal de Urbanismo e Regularização Fundiária, é mais uma a incorporar o modelo de gestão com foco na otimização dos processos de solicitação e concessão de licenciamento de construções. Idealizada pela Firjan, a medida é parte da iniciativa Rio Construção e visa oferecer mais celeridade para a legalização de obras, impulsionando a produtividade e competitividade do estado.

Iniciativa fomenta investimentos

O presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone acompanhou a assinatura do protocolo de intenções. "O projeto potencializa a atração de investimentos para a região no que contribui para a melhor gestão dos entes públicos, identificando medidas para dinamizar os processos de liberação de obras", enfatizou Roberto Leverone, reforçando que o engajamento dos gestores públicos tem sido de grande relevância para a implantação do Licença 4.0 pelo estado.

Programa traz aumento na arrecadação

Para as prefeituras, uma das principais vantagens do programa é o aumento na arrecadação de taxas públicas, com mais licenciamentos em menor tempo. Já para as empresas, a iniciativa reduz o prazo para a obtenção do alvará de construção, potencializando a atração de investimentos. Por conseguinte, a sociedade é beneficiada com a antecipação na contratação de mão de obra, gerando mais empregos. Com a adesão de Guapimirim, chegam a cinco as cidades que aderiram à proposta que pode contribuir para o desenvolvimento econômico local.