Por:

Inclusão no ambiente escolar

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede municipal de Japeri, participaram, nesta quarta-feira, 22, da formação com o tema 'Os desafios e possibilidades da inclusão no cotidiano escolar: Direitos Humanos e Acessibilidade por uma Pedagogia Descapacistista.'

O evento foi promovido pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu no auditório da Escola Municipal João XXIII, e teve como objetivo dar ferramentas para que os profissionais possam lidar, de forma mais adequada, com alunos com deficiência, garantindo a sua plena inclusão e participação no ambiente escolar. Durante a capacitação, os professores tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas e estratégias de ensino que visam atender às necessidades individuais de cada aluno, promovendo a igualdade de oportunidade e diminuindo o capacitismo. Além disso, foram abordadas questões relacionadas à acessibilidade física e pedagógica, visando a melhorar a infraestrutura da escola e promover um ambiente mais inclusivo para todos os alunos.

Aline Alvernaz, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) - UFRRJ, conduziu a palestra sobre educação especial e a evolução do Modelo Médico, Modelo Social para Biopsicossocial, sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Ela relatou a importância do curso para os professores.

"Os cursos de formação de professores são fundamentais para a gente poder construir um processo de educação de qualidade, principalmente na perspectiva da educação especial, numa demanda de inclusão. Poder juntar professores, conversar e estudar sobre isso é dar mais um passo na construção da educação inclusiva. Por isso acho muito legal essa iniciativa da rede de pensar nesse processo formativo", disse Aline.