Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Ciganos vão celebrar Santa Sara Kali em Nova Iguaçu

Templo de Santa Sara Kali, localizado em Nova Iguaçu | Foto: Renato Coradelo

O dia da padroeira do povo cigano, Santa Sara Kali, comemorado em 24 de maio, não passará em branco no município de Nova Iguaçu. Aliás, desde 2021, com a construção da igreja dedicada a Santa, a região de Parque Estoril, em Tinguá, foi impactada pela magia e alegria dos ciganos, no espaço que se tornou um dos três pontos de turismo religioso da cidade. Na sexta-feira (24) e no sábado (25), a igreja de Santa Sara estará aberta aos devotos (ciganos e não-ciganos) para cultuarem a padroeira através de uma vasta programação, que inclui missa campal, participação de expositores e oraculistas, apresentações musicais e uma grande festa cigana, que acontecerá no sábado, além da ritualística na fogueira sagrada. Na sexta-feira, o templo será aberto às 11h. Já no sábado, a festividade terá início às 10h. A entrada é um 1kg de alimento não perecível. O templo fica na Rua Colômbia, lote 25 - Parque Estoril.

 

Dia municipal da padroeira cigana

O líder do templo de Santa Sara Kali, Barô Max Silvares, falou ao Correio da Manhã sobre o dia da padroeira, que será instituído. ''Conseguimos o dia de Santa Sara Kali em nossa cidade, já votado e aprovado em segunda votação na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, formalizado pelo vereador Claudio Haja Luz. O dia local e regional de Santa Sara Kali será comemorado no segundo semestre, dia 24/09. Sem dúvidas, hoje o Brasil é o país que mais cultua Santa Sara no mundo, com um número cada vez maior de seguidores, em grutas, santuários, tsaras e casas de umbanda'', disse.

Japeri promove mobilização da saúde nos bairros

Prefeitura de Japeri leva serviços de saúde aos bairros | Foto: Divulgação

O morador José Ronaldo, (63), durante muito tempo percorreu de bicicleta, um longo trajeto que ia do bairro Santo Antônio até o seu local de trabalho no Flamengo, na zona Sul do Rio de Janeiro. Por ficar muitos dias na região, acabava realizando atendimentos em saúde e consultas em outros equipamentos públicos na localidade. Mas, na terça-feira, (21), o ciclista não precisou ir para tão longe e ficou feliz em ver a Mobilização da Saúde bem pertinho de casa, no bairro que fica em Engenheiro Pedreira. A ação, que aconteceu nos bairros Marabá, Alecrim e São Sebastião teve 118 atendimentos e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.

A saga do eleitor malandro continua

Tempos atrás, a coluna destacou a ''malandragem'' no comportamento de eleitores em algumas cidades da Baixada. A compra de votos, marcante no dia das eleições, é a oportunidade que políticos oportunistas enxergam para supostamente vencerem uma eleição. Mas nem sempre comprando o voto, a vitória é garantida. No último fim de semana, em uma roda de conversa na região, uma eleitora soltou a seguinte frase: ''se me oferecer R$ 50 ou R$ 100,00, eu pego mesmo. Mas tu acha que eu voto nele? É ruim, hein! Eu pego o dinheiro dele, e voto em outro'', declarou.

Habilidades digitais em Queimados

Queimados iniciou na última terça (21), as obras de reforma do antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação, na Praça dos Eucaliptos, no Centro. Agora, após as melhorias, o local vai receber a Casa da Inovação. O espaço é um centro de formação de habilidades digitais onde as ações objetivam o combate às desigualdades tecnológicas de crianças, adolescentes, adultos, idosos, cidadãos atendidos pela Assistência Social e pessoas com deficiência. O objetivo é preparar os alunos para as novas tendências do mercado de trabalho.