Um bate papo dinâmico e com dinâmicas reflexivas sobre a 'Mulher e seus papéis sociais'. Com essa temática, a equipe do Centro de Referência da Mulher Brasileira Alvanira de Souza (CRMB), realizou na última quinta-feira, (23), uma tarde de comemoração pelo mês das mães. O encontro aconteceu na sede do equipamento, no bairro São Jorge.
A coordenadora, Regiane Ribeiro, fez uma retrospectiva do papel da mulher ao longo da história. Os aspectos comportamentais, a influência da religião, os métodos educacionais, a luta por direitos, as conquistas e os destaques de mulheres que se sobressaíram vivendo à frente do seu tempo e conquistando outros espaços como carreira no futebol, na política, na literatura e nas artes foram pontos de destaque da conversa.
Os dias atuais foram contextualizados pelas usuárias presentes no evento que se descreveram como trabalhadoras, agentes sociais, donas de casa e protetoras da família. Em todos os relatos um ponto comum, ser mãe, juntamente com todas as outras atribuições.
O ponto alto ficou por conta das dinâmicas intituladas, 'Tudo que faço pelo meu filho' e 'Bingo da culpa materna', que resultou em ser uma unanimidade os sacrifícios que as mães fazem pelos filhos e as inúmeras situações em que se sentem culpadas por serem às vezes permissivas, não tão formais ou fazerem a tv de babá. "Hoje as mulheres fazem tantas atividades que se sentem por vezes cansadas. E essas culpas são sentidas mesmo quando elas se veem no limite das forças", disse Regiane.
Com uma equipe formada por mulheres e mães, as profissionais também interagiram com as usuárias e apresentaram suas versões da maternidade.