Por Carlos Martins
''Optchá!'' Quem vive na região de Tinguá, especialmente em Parque Estoril, pode escutar com frequência a saudação que é muito comum entre os ciganos. A palavra, que em Romani significa ''salve!'', foi uma das mais proferidas pelos milhares de devotos que foram até Nova Iguaçu celebrar Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano, nos dias 24 e 25 de maio (sexta e sábado), no templo construído na localidade. A igreja de Santa Sara, inaugurada em 2021, tornou-se um dos três pontos de turismo religioso do município, atraindo visitantes de diversas regiões do Brasil e até do exterior. As cores vibrantes e a alegria que contagia, misturadas com a mais pura essência da fé, são elementos fundamentais que não podem faltar no espaço, criado para enaltecer o nome de Santa Sara e propagar a cultura cigana. O tempo nublado e alguns pingos de chuva, não afastaram os devotos e nem reduziram o entusiasmo dos presentes, que prestigiaram a missa campal celebrada pelo padre Fabiano Sodré, pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Jardim Gláucia, na cidade de Belford Roxo, além de assessor da Pastoral dos Nômades em Nova Iguaçu. ''É sempre bom estar nesse solo. Desejo que Deus abençoe a cada devoto de Santa Sara, e que eles possam levar para suas casas e suas famílias, um pouquinho das bênçãos recebidas aqui nesta festividade tão bonita. E a Pastoral dos Nômades agradece muito pela oportunidade em participar desse trabalho aqui na região de Tinguá'', declarou.
Além de padroeira dos ciganos, Santa Sara é protetora das mulheres que desejam engravidar, cuida dos exilados e acolhe os desesperados. O evento também foi marcado pela presença de expositores, oraculistas, e uma apresentação do grupo de dança Darah Ranya, que veio da cidade de Petrópolis e encantou a todos os presentes com suas performances.
O Barô Max Silvares, líder espiritual da Igreja de Santa Sara Kali, falou ao Correio da Manhã sobre a festividade do fim de semana.
''Nós estamos muito felizes, pois o resultado tem sido melhor a cada ano, de acordo com o nosso propósito, junto com a providência divina, de levarmos o nome e a imagem de Santa Sara Kali sempre o mais distante possível. A cada ano que passa temos percebido o crescimento de visitantes, fruto de muito trabalho, dedicação e perseverança, e a colaboração de tantos parceiros que se somam nesta jornada'', disse.
Dia Municipal de
Santa Sara
Além do dia 24 de maio, Dia Nacional do Cigano e de Santa Sara, o povo cigano em Nova Iguaçu ganhou mais um dia para exaltar sua padroeira, sendo o dia 24 de setembro a data escolhida, através de um Projeto de Lei votado e aprovado pela Câmara Municipal, formalizado pelo mandato do vereador Cláudio Haja Luz.
A igreja de Santa Sara Kali, desde a sua fundação, realiza trabalhos sociais de auxílio aos mais necessitados, principalmente com entregas de cestas básicas, auxílio aos irmãos ciganos e, sobretudo agora, realizando doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O templo de Santa Sara fica localizado na Rua Colômbia, lote 25, em Parque Estoril, Nova Iguaçu. Para mais informações sobre o calendário de eventos da casa, basta seguir o perfil @stasarakali.